Trabalhadores da Associação de Recicladores de Cachoeirinha (ACRER) aguardam pela reforma do galpão localizado no bairro Distrito Industrial para poderem retornar ao trabalho. Desde o temporal que atingiu a cidade em agosto de 2022, o galpão está destelhado e foi interditado. A deputada Luciana Genro (PSOL) está questionando a Prefeitura de Cachoeirinha a respeito do caso.
A partir do PSOL Cachoeirinha, a parlamentar foi procurada pelos cooperados da ACRER, que relataram a situação e chamaram atenção para o fato de que, em março de 2022, foi destinada uma emenda orçamentária de R$ 200.000 para a reforma do local. Os representantes da cooperativa relataram que os recursos já teriam sido recebidos pelo município, mas que a reforma não ocorreu. O local acabou sendo interditado pela Defesa Civil, tornando inviável a continuidade dos trabalhos no local.
Luciana Genro enviou, em documento para o Executivo municipal, questionamento sobre os motivos pelos quais a reforma ainda não foi realizada. “Os trabalhadores estão muito preocupados com a situação atual do galpão, pois já são uma categoria precarizada, e ainda agora estão sem condições de trabalhar, prejudicando o sustento de diversas famílias”, aponta a deputada.
A parlamentar visitou a cooperativa ao lado do presidente do PSOL Cachoeirinha, Lucas Cardoso, e dialogou com a presidente Andréia, que relatou a situação: “O telhado está estragado, tem uma parte da cooperativa que não podemos usar e ainda perdemos uma prensa (equipamento utilizado na reciclagem) por conta das chuvas e da estrutura. Aqui em Cachoeirinha a coleta seletiva atende apenas alguns bairros, em horários que não condizem com a necessidade, e nós poderíamos atender muito mais, se tivéssemos o apoio necessário”.
A ACRER funciona, atualmente, com cerca de 15 pessoas, sendo na sua maioria mulheres, que dependem do dinheiro que recebem na cooperativa para sustentar suas famílias. Ainda, a parlamentar destaca que os problemas com coleta seletiva que ocorrem na cidade poderiam ser mitigados se houvesse valorização e diálogo com os recicladores. Atualmente, Cachoeirinha enfrenta um grave problema de dejetos no Rio Gravataí.
A parlamentar pede que o governo envie cronograma das ações já realizadas em relação à emenda e apresente quais as próximas etapas necessárias para a reforma, indicando prazos e unidades administrativas responsáveis por cada uma dessas etapas.
Confira a íntegra do ofício enviado à Prefeitura: