Reunião ocorreu no Diretório Regional do PT-RS, em Porto Alegre.
Reunião ocorreu no Diretório Regional do PT-RS, em Porto Alegre.

| Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu nesta segunda-feira (05/12) com representantes do Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô) da Trensurb, a vice-presidente do PT-RS, Juçara Dutra Vieira, e o dirigente estadual do PSOL Etevaldo Teixeira para tratar da privatização da empresa estatal de transporte. Um dos planos do governo Bolsonaro era privatizar a Trensurb, e o Sindimetrô vem travando uma batalha contra essa medida. Agora, com o fim do governo se aproximando, os trabalhadores esperam conseguir barrar a privatização.

Luciana Genro é parceira do Sindimetrô e vem acompanhando a luta dos metroviários. “O sindicato me pediu para mediar esse diálogo e falarmos contigo para levar essa questão à equipe de transição do governo Lula”, explicou a parlamentar. “Queremos que governo eleito sinalize que é contra a privatização pra daí se frear isso”, complementou o presidente do sindicato, Luis Henrique Chagas.

Os metroviários colocaram que acreditam que não haja tempo para o governo Bolsonaro realizar a privatização durante sua gestão, mas temem que possa ser encaminhada de forma irreversível. Há dois novos relatórios sobre a Trensurb realizados pelo BNDES aos quais o sindicato não têm acesso e também gostariam da colaboração do governo neste sentido. “São dois relatórios novos do BNDES em que o governo colocou sigilo, mas a equipe de transição teria acesso e para nós são importantes. O processo está meio no limbo nesse momento”, relatou Ronas Mendes Filho, diretor Jurídico do sindicato.

Luciana Genro tem se engajado na luta contra a privatização da Trensurb ao lado dos metroviários.

Juçara afirmou que o PT-RS já começou a dialogar com os órgãos do estado que são ligados ao governo federal, como o Grupo Hospitalar Conceição e os Correios. “Formamos um grupo pra ouvir as organizações onde tenham interlocutores dispostos pra gente ver o que restou de cada órgão e como isso se refletiu na estrutura”, colocou.