Por solicitação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa irá ouvir na manhã desta quarta-feira (09/11) uma das vítimas de assédio político no interior do Rio Grande do Sul. A advogada Janaíra Ramos, de Casca, vem enfrentando hostilidades e ameaças de grupos bolsonaristas em sua cidade.
Janaíra representa um grupo de comerciantes de Casca que ingressou com um pedido de providências no Ministério Público diante da intimidação praticada por bolsonaristas. Circulam em grupos de WhatsApp da cidade listas defendendo o boicote a estabelecimentos comerciais cujos donos supostamente apoiaram Lula nas eleições. A mesma prática vem sendo feita em diversos municípios do interior gaúcho.
“A extrema direita derrotada nas eleições está praticando terrorismo político no interior do estado. Tomaremos todas as medidas cabíveis contra esses golpistas. Não podemos permitir que esse clima de terror político se instale e fique impune”, disse Luciana Genro.
Há denúncias, ainda, de que grupos bolsonaristas estariam defendendo que estabelecimentos comerciais cujos proprietários teriam supostamente apoiado Lula sejam marcados com uma estrela – uma prática que remete ao regime nazista, que marcava com a Estrela de Davi os estabelecimentos de judeus.