| Antirracismo | Assembleia Legislativa | Notícias | Racismo

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade nesta terça-feira (08/11) a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha ao cantor Seu Jorge. A iniciativa é da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que resolveu entregar a mais alta honraria do Parlamento gaúcho ao músico após as ofensas racistas que ele sofreu durante um show no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

“O que aconteceu com Seu Jorge é um reflexo do que acontece todos os dias com o povo negro no Rio Grande do Sul e no Brasil. O racismo estrutural é parte da nossa formação enquanto sociedade, por isso a luta antirracista é tão importante e por isso é muito positivo que a Assembleia conceda sua mais importante medalha ao Seu Jorge”, disse Luciana Genro.

Para a deputada, é simbólico também que o nome da honraria faça referência à Revolução Farroupilha, onde ocorreu o Massacre de Porongos. “Conceder a Medalha do Mérito Farroupilha a um artista de renome nacional como o Seu Jorge é uma forma de também resgatar nossa história do ponto de vista dos oprimidos, e não dos opressores. É olhar para o passado com esse viés crítico para jogar luz sobre os problemas do presente e trabalhar por um futuro cada vez mais antirracista”, considerou a parlamentar.

Com a aprovação da medalha, cabe agora ao Cerimonial da Assembleia organizar a cerimônia de entrega, que precisa ser ainda acertada de acordo com a disponibilidade de Seu Jorge.