As deputadas Luciana Genro e Fernanda Melchionna se reuniram com sindicatos que representam as carreiras estaduais do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública na tarde desta segunda-feira (22/08). O encontro ocorreu na sede do Sindijus e contou com a participação, também, de representantes do SINDPERS e do Simpe.
Os sindicalistas convidaram as parlamentares a aderir à Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro – Eleições 2022. O documento elenca as principais reivindicações das categorias ligadas ao sistema de Justiça, como a revogação das reformas que retiram direitos dos servidores públicos. Uma iniciativa inédita da Fenajufe, Fenamp e Fenajud, a plataforma será lançada no dia 5 de setembro em Porto Alegre.
Luciana Genro reiterou seu apoio às lutas dos trabalhadores do Judiciário, do MP e da DPE, que ao longo dos últimos quatro anos puderam contar com o trabalho da deputada na defesa de seus direitos na Assembleia Legislativa. “A mobilização da categoria foi fundamental para as vitórias que obtivemos, como o plano de carreira do TJ e a vitoriosa greve de 2019, que derrotou o PL 93”, lembrou Luciana Genro, em referência ao projeto que estabelecia a contratação de novos concursados mediante a perda de direitos dos atuais servidores que atuam como oficiais escreventes.
Já Fernanda Melchionna colocou a importância de eleger parlamentares do PSOL a nível estadual e federal para dar seguimento à defesa dos servidores e do serviço público. “Precisamos de uma bancada combativa nos legislativos para defender os direitos da classe trabalhadora, e vocês sabem que nós do PSOL temos esse compromisso”, comentou.
As deputadas já incluíram na agenda o comparecimento ao lançamento da plataforma política das categorias do sistema de Justiça e garantiram adesão ao documento.