Daner foi vítima do temporal após arroio invadir sua casa em Porto Alegre. Foto: EPTC/ Divulgação
Daner foi vítima do temporal após arroio invadir sua casa em Porto Alegre. Foto: EPTC/ Divulgação

| Direitos Humanos | Opinião

Nosso estado voltou a ser afetado por fortes temporais nesta semana, provocando perdas a grande parte da população, chegando a deixar milhares de desabrigados. Infelizmente, houve também uma vítima fatal, Daner Hernandez Silva, de 45 anos, que morreu ao ter sua casa arrastada por um arroio em Porto Alegre. Prestamos nossa solidariedade à família de Daner, que infelizmente foi vítima não apenas dos eventos climáticos, mas também da falta de uma política habitacional que garanta moradia digna e fora de áreas de risco para a população. 

Sabemos que a população negra e pobre são as mais prejudicadas pela combinação destes dois fatores. Seja no Rio Grande do Sul ou em outros estados brasileiros que foram fortemente afetados por desastres como chuvas, desabamentos e alagamentos, as populações periféricas são constantemente as maiores vítimas. 

A cidade de Canoas foi a mais afetada pelo recente temporal, com escolas ficando sem aulas e milhares de casas sendo destelhadas. Em todo o estado, a Defesa Civil contabiliza 19,6 mil afetados. A central de doações da Defesa Civil recebe roupas e alimentos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em Porto Alegre. Em Canoas, a doação de lonas e telhas para os afetados pelas chuvas deve ser feita na Capatazia da Prefeitura, na Avenida Santos Ferreira, 371, Estância Velha. Em caso de emergência ou necessidade de doações devido aos temporais, o telefone da Defesa Civil é 153.