| Moradia | ocupação

A deputada Luciana Genro (PSOL) visitou, na noite dessa segunda-feira (22/08), a Ocupação Reviver, em Sapucaia do Sul, onde deu uma boa notícia para as 34 famílias que residem no local: a suspensão da reintegração de posse ajuizada pela prefeitura contra os moradores. O juiz responsável pelo processo acatou pedido encaminhado via ofício pelo mandato da deputada. A iniciativa de fazer essa solicitação surgiu após encontro entre Luciana Genro e lideranças da ocupação, ocorrido em seu gabinete na semana passada, junto ao ex-vereador de Canoas, Cebola.

Acompanhada de Cebola e da advogada Clarice Zanini, que defende os direitos das famílias da ocupação, Luciana Genro foi até o local para conhecer a realidade dos moradores e prestar seu apoio, já que os atos de reintegração foram suspensos, mas o processo segue. Com o pedido de suspensão acatado, o próximo passo será encaminhar novo ofício ao juiz para solicitar que o processo seja enviado para o projeto Mediar do Ministério Público, que poderia atuar na busca por conciliação entre a ocupação e a prefeitura.

Luciana Genro reforçou a necessidade de atuação em três frentes: articulação jurídica, que é indispensável e já está sendo encaminhada com a advogada; de organização interna e pressão junto à prefeitura, que também está ocorrendo, sob coordenação da presidente da Associação de Moradores da Ocupação Reviver, Lisete Moreira Pereira; e mobilização política, que agora conta com sua atuação. “Eu fiz questão de vir aqui pra mostrar pra vocês minha disposição em ajudar, mas eu não vou prometer que eu vou resolver tudo, porque não está ao meu alcance. Mas me comprometo a travar essa luta junto com vocês, pois acredito que ocupar é um direito, enquanto morar for um privilégio”, explicou.

Cebola considerou absurda a ordem de reintegração em plena crise pela qual o país passa, com aumento da fome, desemprego, entre outros problemas que a população enfrenta. “Não é o momento de despejar e sim de dar oportunidade. Está todo mundo no sufoco, todas as famílias merecem dignidade, respeito. Por isso contem com nosso apoio nessa luta”, reforçou.

A presidente da Associação de Moradores da ocupação ressaltou que antes nenhum outro político havia recebido o grupo ou demonstrado interesse em ajudar no caso e agradeceu o apoio de Luciana Genro. Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna, a deputada deixou claro aos moradores que sua atuação junto às ocupações ocorre de forma regular, ao longo dos últimos quase quatro anos de seu mandato, e mesmo antes de ela ter sido eleita. “Essa é uma luta histórica que perpassa toda a trajetória do PSOL e nossa atuação política”, comentou.

A área da Ocupação Reviver, que teve início há seis anos, pertence à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas o local onde vivem as famílias não seria área de proteção ambiental. A prefeitura pediu a reintegração de posse em 2018 e encaminhou pedido de urgência para cumprimento em 2021 e 2022. Ainda está em vigor a conquista obtida pelo movimento Despejo Zero, que barrou todas as reintegrações até outubro deste ano.