Luciana Genro homenageou o Pai Dejair Ogum com a Medalha da 55ª Legislatura.
Luciana Genro homenageou o Pai Dejair Ogum com a Medalha da 55ª Legislatura.

| Matriz Africana | Notícias

Em evento alusivo ao Dia Municipal do Tamboreiro de São Leopoldo, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) concedeu a Medalha da 55ª Legislatura a Dejair Hubert, o Pai Dejair de Ogum, cujo filho de santo, Miguel, era tamboreiro e morreu em um acidente de carro aos 27 anos, em 2016. Miguel é homenageado na lei municipal e o Pai Dejair aceitou as homenagens em seu nome neste dia. Luciana Genro é autora do projeto de lei que institui o Dia do Tamboreiro, do Alabê, do Ogã e do Tata no âmbito estadual.

Ela esteve acompanhada do militante do PSOL Cebola de Oxalá, que foi o redator da lei que criou o Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo e foi o primeiro Secretário Geral do Conselho. O Babalorixá Benhur de Odé também esteve presente.

O evento foi organizado por André Omorixá (Pai André de Xapanã), que contou ter sido contatado por Carla Zanella, que integra o mandato de Luciana Genro, assim que a lei municipal foi sancionada, para formulá-la no âmbito estadual. “O tambor deve ser tratado como instrumento da fé e da religião. Quanto mais humilde for o toque, mais energias se consegue. E o Miguel era um tamboreiro muito humilde e talentoso”, disse André. Após as homenagens, ocorreu também uma Gira de Exu em agradecimento pelo caminho, porque Exu foi o primeiro a tocar o tambor.

Luciana Genro com Dejair e Cebola de Oxalá, o redator da lei que criou o Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de São Leopoldo.

“O Miguel era um menino muito abençoado. Ele tocava o Alabê e me sinto muito honrado em aceitar essas homenagens em nome dele”, afirmou Pai Dejair. O evento contou com a presença de várias casas de São Leopoldo e da região metropolitana e homenageou de forma geral os tamboreiros. Além da medalha a Dejair, Luciana Genro também entregou certificados aos tamboreiros presentes.

A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana, que elaborou uma cartilha do Povo de Terreiro em conjunto com mães e pais de santo, para ajudar a conscientizar a população e romper preconceitos.

“Tive a oportunidade de protocolar o projeto do Dia do Tamboreiro porque soube da importância dos tamboreiros para os povos de matriz africana. Foi com essa intenção de homenagear, e queremos que isso seja estadual. E em homenagem ao Pai Dejair, que é o pai do Miguel, homenageamos ele e todos os tamboreiros que fazem parte dessa comunidade. Agradeço a oportunidade de participar desse momento tão importante”, afirmou a deputada.

Luciana Genro entregou homenagens aos tamboreiros.