Fernanda Melchionna e Luciana Genro são candidatas a deputada federal e estadual, respectivamente. Foto: Pedro Feltrin
Fernanda Melchionna e Luciana Genro são candidatas a deputada federal e estadual, respectivamente. Foto: Pedro Feltrin

| CAMPANHA | Notícias

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) lançou sua candidatura à reeleição para o cargo neste sábado (20), em evento que reuniu centenas de pessoas na Imperadores do Samba, em Porto Alegre. Dentre as pessoas presentes estava a presidente do PSOL gaúcho, Luciana Genro, que é candidata a deputada estadual nestas eleições, além de diversos outros candidatos a deputados estaduais e federais pelo PSOL e a chapa majoritária que reúne os partidos de esquerda no Rio Grande do Sul: Edegar Pretto (PT), candidato a governador, Pedro Ruas (PSOL) candidato a vice-governador, Olívio Dutra (PT) candidato ao Senado, e os candidatos a co-senadores Roberto Robaina (PSOL) e Fátima Maria (PT).

O lançamento contou também com a presença de militantes das diversas causas nas quais Fernanda e o PSOL vêm atuando, como a luta por moradia, que levou ao evento moradores de ocupações urbanas, a luta das mulheres, das pessoas LGBTI+, a luta antirracista, pelo meio ambiente, em defesa da educação pública, da população das periferias, da cultura, dos servidores públicos.

Em sua fala, Fernanda destacou a importância da luta contra a pobreza e a fome da população, que passa pelo combate ao bolsonarismo e à direita. “Nós sempre defendemos que os bilionários paguem pela crise. A taxação das grandes fortunas é um projeto da nossa fundadora, Luciana Genro, que apresentou lá em 2010, e nós seguimos lutando por ele”, apontou.

Luciana Genro falou da tarefa histórica de reeleger Fernanda e garantir mandatos comprometidos com as diversas lutas em defesa da população. “Estamos aqui para fazer a Fernanda ser a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul. Ela vai carregar com ela outras deputadas e deputados do PSOL, vamos ter que trabalhar muito pra isso. E esse desafio é fundamental”, colocou.

A deputada estadual também abordou a conjuntura política que o Brasil e o Rio Grande do Sul vivem neste momento, com governos que promovem políticas que destroem os serviços públicos e os interesses do povo. “Os nossos mandatos só fazem sentido se eles forem porta-vozes, estimuladores, apoiadores da luta da classe trabalhadora, da luta do nosso povo. E nós temos muita confiança na Fernanda pra fazer esse enfrentamento”, disse Luciana Genro.