| Educação | Notícias

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa votará no dia 9 de agosto o pedido de audiência pública sobre os cortes nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Unisinos. O requerimento foi protocolado nesta terça-feira (02/08) pela deputada estadual Luciana Genro, integrante titular da Comissão. Após a aprovação do pedido, será definida uma data para realização da audiência.

A solicitação de audiência pública sobre o tema foi um compromisso assumido por Luciana Genro quando esteve presente no ato realizado pela comunidade acadêmica da Unisinos no dia 26 de julho. Na ocasião, a deputada afirmou que assim que o recesso parlamentar se encerrasse iria fazer o pedido. No dia 1 de agosto as atividades legislativas foram retomadas e no dia 2 foi protocolado o requerimento.

“São 12 programas de pós-graduação encerrados e mais de 40 professores e funcionários demitidos. É preciso que haja um debate entre a reitoria da Unisinos e a comunidade acadêmica sobre esse corte tão drástico e que afeta profundamente a qualidade do ensino na universidade. A audiência pública é uma oportunidade para realização desse debate e também para que a Assembleia Legislativa se envolva no tema”, disse a deputada.

No pedido protocolado pela deputada constam como convidadas as seguintes instituições e entidades: Reitoria da Unisinos; Associação dos Docentes da Unisinos (Adunisinos), Associação de Funcionários da Unisinos (Afu), Diretório Central dos Estudantes da Unisinos (DCE), União Estadual dos Estudantes (UEE-RS), União Nacional dos Estudantes (UNE); Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; Ministério da Educação; Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O protesto na Unisinos também contou com a presença da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) e reuniu centenas de pessoas no campus central da Unisinos em São Leopoldo. Fernanda Melchionna relacionou os cortes na Unisinos com o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro a nível nacional na educação e no fomento à pesquisa. “Desde 2019 estamos lutando pra pagar bolsas de pesquisa. Sem contar que não teve nenhum reajuste nas bolsas, enquanto tudo aumentou. Nós estamos aqui para dizer que vocês têm todo nosso apoio nessa luta”, assegurou.