O IF Alvorada está na luta contra os cortes na educação.
O IF Alvorada está na luta contra os cortes na educação.

| Educação | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve no Instituto Federal de Alvorada para conversar com os professores e estudantes acerca da situação da instituição diante dos cortes que vêm afetando toda a educação pública no país. A parlamentar dialogou sobre o regime de recuperação fiscal, que está inserido no contexto de desmonte dos serviços públicos no estado, a convite do professor de Filosofia Felipe Bragagnolo.

“São sempre os mesmos que pagam a conta, os trabalhadores, serviços públicos, investimentos em educação e saúde. Essa emenda veio pra garantir que os interesses do capital sejam atendidos”, apontou Luciana Genro durante a roda de conversa. A deputada votou contra a adesão ao RRF, que faz com que o estado fique subordinados a regras que impedem o aprimoramento dos serviços públicos.

Os professores e estudantes relataram sentir na pele essa falta de investimentos por parte dos governos. “Alguns professores estão paralisados, em greve, por causa dos cortes do governo federal, contra a PEC 206, da cobrança nas universidades públicas, contra o homeschooling, e claro, contra as PECs que barram investimentos na educação”, relatou Felipe. Segundo ele, há dificuldades de manter os estudantes com bolsas, pois os valores repassados à instituição não são suficientes, além de não ter um restaurante universitário.

Deputada participou de roda de conversa no Instituto.

A situação da assistência estudantil é muito preocupante, conforme reiterou o professor de História Fábio Marçal. “Essa verba já vem numa queda, porque aumenta o número de alunos, aumento o custo de vida, mas o valor não aumenta. 80% dos nossos alunos recebem assistência estudantil, mas tem estudantes que recebem em torno de R$ 30”, apontou.

O IF Alvorada conta com Ensino Médio, Ensino Técnico Subsequente (para estudantes que já fizeram o Médio, mas querem complementar com o Técnico), Superior, Educação de Jovens e Adultos e uma Pós-Graduação. Luciana Genro destacou a importância das mobilizações dos estudantes e dos professores para lutar contra os desmontes promovidos pelos governos no país e no Rio Grande do Sul, somando-se à luta do Instituto. O encontro também contou com a presença de Pedro Feltrin, egresso do IF Alvorada e presidente do PSOL Alvorada.