Foto: Celso Bender/Agência ALRS
Foto: Celso Bender/Agência ALRS

| Segurança Pública

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está cobrando agilidade na tramitação do PLC 468/2021, que trata da modernização da carreira dos militares estaduais de nível médio. A proposta encontra-se parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, aguardando parecer do deputado Vilmar Zanchin (MDB) desde o início de março.

Nesta segunda-feira (13/06), Luciana Genro enviou um memorando ao colega cobrando a apresentação de seu relatório com a maior brevidade possível. “Os praças estão cansados de esperar. É preciso colocar o projeto em votação na CCJ e seguir a tramitação até o plenário”, disse a deputada.

A parlamentar apresentou, ainda, uma série de emendas ao projeto, que foram construídas em conjunto dos praças da Brigada Militar, com o objetivo de tornar a modernização mais justa para a categoria. Ela enviou as emendas ao relator e também solicitou que elas sejam apreciadas.

“Os praças lutaram muito para que o governo enviasse um projeto à Assembleia, e quando isso finalmente aconteceu a proposta encontra-se parada na CCJ. Não é o texto que a tropa deseja, por isso apresentamos as emendas que eles mesmos sugeriram. É preciso que a Assembleia encaminhe este tema, destrave essa discussão e avance na modernização da carreira dos policiais militares”, disse Luciana Genro.

A deputada realizou uma audiência pública sobre o projeto em abril, que foi a única discussão oficial feita na Assembleia sobre o tema desde que o PLC foi protocolado. Brigadianos que desejem celeridade na tramitação do projeto podem enviar uma mensagem ao deputado Vilmar Zanchin com suas sugestões e pedidos de apresentação do relatório na CCJ. O e-mail do parlamentar é: zanchin@al.rs.gov.br.