Luciana Genro esteve no evento organizado pelo Pai Benhur de Odé e a Mãe Luciana de Oxum na Restinga. |  Foto: Vera Nascimento
Luciana Genro esteve no evento organizado pelo Pai Benhur de Odé e a Mãe Luciana de Oxum na Restinga. | Foto: Vera Nascimento

| Matriz Africana

A segunda edição da Gira Solidária ocorreu no sábado, dia 25 de junho, no bairro Restinga e arrecadou alimentos, roupas e cobertores para doação na comunidade. O evento foi organizado pelo Pai Benhur de Odé e pela Mãe Luciana de Oxum, moradores da região, e contou com apoio da Casa Emancipa Restinga, fundada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que também esteve presente no evento.

Cerca de 150 pessoas compareceram à Gira Solidária, que em sua primeira edição, no ano passado, havia arrecadado 600 quilos de alimento, resultando na distribuição de mais de 65 cestas básicas. As doações da segunda edição ainda estão sendo contabilizadas. “O desemprego e a inflação provocam uma crise social dramática, por isso iniciativas como essa são tão importantes e contam com todo meu apoio e o apoio do Emancipa. As religiões de matriz africana têm tradição de acolhimento e solidariedade junto às populações mais vulneráveis”, disse a deputada Luciana Genro.

A Gira Solidária ocorreu no CTG Guardiões do Rio Grande, localizado na Restinga, e contou com o apoio também da Flora Filhos do Vento, também no bairro, e promoção da Cabala de Pomba Gira Cigana e Exú Marabo.

Estiveram presentes diversas autoridades de matriz africana, como a Mãe Viviane de Yansã e o Pai Tiiago de Bará, além das Mães Neuza de Ogum, Letícia de Ieamanjá, Zilá de Xapanã, Vanessa de Oxum e sua família religiosa, Valéria de Oyá e Luciana de Oxum e sua goa. Também compareceram os Pais Jorge de Ogum e Roger de Oyá.

Diversos grupos de alabês se mobilizaram para garantir que o som sagrado dos tambores ecoasse na Gira Solidária. As equipesde alabês de Matheus de Odé, Cavalo de Fogo e Guardiões da Magia contribuíram para a realização do evento, assim como o alabê Doug de Bará. Liderança comunitária da Restinga, Jurema Louzada esteve presente, assim como o militante do movimento Vidas Negras Importam, Gilvandro Antunes.