Foto: Joel Vargas | Agência ALRS
Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

| Direitos Humanos | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro, presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, estará em Pelotas e Rio Grande nesta semana cumprindo uma série de agendas. Na quarta-feira, dia 8, a parlamentar tem uma reunião em Pelotas com colegas de trabalho de Raí Duarte, o torcedor do Brasil de Pelotas que está hospitalizado em Porto Alegre após abordagem da Brigada Militar. O encontro ocorre às 18h, na Câmara Municipal, e Luciana Genro estará representando a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa na ocasião.

A deputada tem atuado no caso junto à Comissão, da qual é integrante titular. Luciana Genro levou a denúncia à Comissão e cobrou a presença do comandante da BM, que se recusou a comparecer e dar explicações sobre o caso. A parlamentar também participou de uma reunião com o Ministério Público e a Defensoria Pública sobre o caso, onde foi definido o acompanhamento do inquérito policial-militar instalado pela Brigada.

A equipe do mandato está em contato com a família de Raí Duarte desde o início do caso e, em Pelotas, o PSOL e o mandato do vereador Jurandir Silva estão em contato com os agentes comunitários de saúde que são colegas de Raí Duarte e já realizaram um protesto solidário, com doação de sangue ao Hemocentro da cidade.

“Não vamos deixar que este caso caia no esquecimento. Exigimos justiça para o Raí Duarte, que está em estado grave no hospital. A mobilização dos familiares, amigos e colegas dele é fundamental para que esta luta vá adiante”, disse Luciana Genro.

Também em Pelotas, a deputada participa, na quinta-feira, dia 9, de uma audiência pública na Câmara Municipal em homenagem à Escola Estadual Coronel Pedro Osório, a partir das 10h30. Em seguida, realiza um almoço com apoiadores no Mercado Público de Rio Grande, a partir das 12h.

Na cidade portuária, a deputada fará ainda uma visita ao bairro Querência, onde conhecerá as atividades da ONG Emancipa Mulher na região. A Emancipa Mulher é uma escola feminista e antirracista que foi fundada por Luciana Genro em 2017 e tem desenvolvido uma série de atividades em Porto Alegre e diversas cidades gaúchas, com foco em ações solidárias e formação feminista.

Às 17h30 de quinta-feira, a deputada realiza a distribuição de materiais feministas no Calçadão da cidade, em uma iniciativa conhecida como Blitz Feminista. Um dos materiais é o Machistômetro, um marca página que demonstra, numa escala de 1 a 10, as diferentes violências machistas sofridas pelas mulheres em uma relação abusiva. O material também traz informações sobre como proceder diante de casos de violência e onde denunciar.

A partir das 18h30 Luciana Genro realiza uma reunião com apoiadores na sede do núcleo do CPERS em Rio Grande (Rua Vinte e Quatro de Maio, n. 77, Centro).