| Educação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizará, no dia 04/07, uma audiência pública para debater a política de militarização das escolas públicas no estado. A iniciativa foi proposta pelas deputadas Luciana Genro e Sofia Cavedon. A reunião acontecerá às 14h, na sala Salzano Vieira da Cunha, e contará com a participação do 39º Núcleo do CPERS, que ingressou com uma ação na Justiça questionando a legalidade e pedindo a suspensão da criação de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul.

“Ao invés de atuar para resolver os problemas da rede pública, que são muitos, como a falta de professores, a falta muitas vezes até de banheiro e energia elétrica, o governo federal aderiu à lógica de militarizar o espaço escolar. Muitas prefeituras e até mesmo a Seduc têm dado espaço a essa política, como se isso fosse solucionar a situação dramática das escolas e dos educadores”, disse Luciana Genro

Para a deputada, as escolas públicas precisam de investimento, valorização, professores e funcionários bem pagos e em quantidade suficiente, não de militarização. A audiência pública também terá transmissão online pelo canal da TV Assembleia no Youtube: youtube.com/tvalrs.