Foto: Celso Bender/ ALRS
Foto: Celso Bender/ ALRS

| Direitos Humanos | Notícias

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) solicitou, na manhã desta quarta-feira (04/05), que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa acompanhe o caso de Raí Duarte, torcedor do Brasil de Pelotas que foi brutalmente agredido pela Brigada Militar em Porto Alegre, após a partida contra o Sport Club São José no último domingo, dia 1º de maio. O mandato de Luciana, através do assessor Gilvandro Antunes, está em contato direto com a família do torcedor, que veio de Pelotas até Porto Alegre acompanhar a situação de Raí. A deputada solicitou que a Comissão se coloque também à disposição da família para todo apoio necessário.

“A família necessita de apoio e a Comissão precisa cobrar do Comando da Brigada o que ocorreu, quem são esses marginais de farda que estão desonrando a Brigada Militar, que em sua maioria é formada por trabalhadores que levam muito a sério sua tarefa de zelar pela segurança pública. Vamos cobrar investigação, responsabilização e justiça”, declarou a deputada.

Raí Duarte é agente comunitário de saúde e está internado na UTI do Hospital Cristo Redentor em estado grave, sedado e entubado, tendo passado por duas cirurgias devido a rompimentos no intestino causados por lesões. Sua família, que é de Pelotas, está na capital sem nenhum apoio do governo para se manter enquanto acompanha seu tratamento. O torcedor foi visto pela última vez, com registro de imagens em vídeo, sendo retirado de um ônibus da torcida do Brasil de Pelotas pela Brigada Militar, em perfeito estado de saúde. Horas depois, foi deixado por uma viatura militar na emergência do Hospital Cristo Redentor.

Diante do pedido de Luciana Genro, a Comissão de Direitos Humanos oficiará o Comando da BM, assim como os demais órgãos que respondem pela Segurança Pública do estado, para cobrar explicações sobre o ocorrido.