Foto: Ana Lisboa/Ascom DPERS
Foto: Ana Lisboa/Ascom DPERS

| Notícias | Serviço Público

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um ofício ao defensor público-geral Antonio Flávio de Oliveira cobrando o motivo para a retirada do servidor Thomas Vieira das atividades desenvolvidas junto ao Sindicato dos Servidores da DPE-RS, onde ele exerce a função de coordenador-geral. O funcionário era o único trabalhador da Defensoria Pública cedido para atuar integralmente no sindicato, mas teve essa autorização revogada pela Administração Superior da DPE-RS.

Acesse aqui o ofício na íntegra

“Os servidores têm o direito de se organizar e lutar por seus direitos. Determinar que o único funcionário cedido ao sindicato deixe de ter essa prerrogativa é um ataque frontal ao direito de organização dos trabalhadores. Quero saber o que motivou essa decisão autoritária do comando da DPE”, disse a deputada. Luciana Genro aponta, ainda, que a revogação da cedência é ilegal, pois contraria a Lei Estadual 9.073/1990, que dispõe sobre a dispensa de servidores para o exercício de mandato eletivo.

A deputada argumenta, ainda, que a decisão da DPE ocorre justamente no momento em que os servidores estão lutando para aprovar o plano de carreira da categoria, cujo projeto tramita na Assembleia Legislativa mas até hoje não foi apreciado nas comissões. “Primeiro a Administração da Defensoria ameaçou ir à Justiça caso os servidores fizessem greve. Agora promove esse ataque ao sindicato. Ao invés de cercear os direitos dos servidores, deveriam estar empenhados, junto com eles, na aprovação do plano de carreira”, criticou.