Foto: Giovani Ribeiro/Trensurb
Foto: Giovani Ribeiro/Trensurb

| Serviço Público

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa realiza, por proposição da deputada Luciana Genro (PSOL), audiência pública para debater a privatização da Trensurb. A parlamentar solicitou a realização da audiência após se reunir com o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) em março. A atividade ocorre na quinta-feira, 28 de abril, a partir das 10h, em formato híbrido, na Sala Maurício Cardoso da Assembleia Legislativa e com transmissão pelo canal youtube.com/tvalrs.

Atualmente, a Trensurb é uma empresa pública controlada pela União, com participações minoritárias do estado do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. O governo federal já anunciou a intenção de privatizar a companhia ainda este ano, e a deputada Luciana Genro vem dialogando com o Sindimetro para tentar mudar este cenário.

“O governo do estado já afirmou que a privatização seria financeiramente arriscada e que pode inclusive precisar colocar dinheiro no serviço para que ela seja concretizada. Por que então a insistência em privatizar? Já temos diversos exemplos de empresas públicas que foram privatizadas e não apresentaram melhorias nos serviços, como é o caso da CEEE, que vem acumulando críticas e problemas. Queremos a Trensurb pública, sem aumento abusivo na tarifa e com metroviários valorizados e serviço de qualidade à população”, argumenta a deputada.