Luciana Genro conheceu a Morada do Sol neste sábado (9).
Luciana Genro conheceu a Morada do Sol neste sábado (9).

| Moradia | Notícias

A comunidade Morada do Sol, em São Leopoldo, conquistou um novo avanço em sua luta por regularização fundiária. Recentemente, o governo do estado pediu que a reintegração de posse da área seja suspensa por 60 dias e informou ao processo judicial a criação de um grupo de trabalho, o qual foi intermediado pelo mandato da deputada Luciana Genro (PSOL), para se chegar a um consenso sobre a ocupação. A parlamentar visitou o local e conversou com os moradores neste sábado (9), levando as boas notícias, ao lado do seu assessor Gilvandro Antunes, que vem acompanhando de perto a luta dos moradores, e da advogada Clarice Zanini.

Luciana Genro se reuniu com os moradores, ao lado de Gilvandro e da advogada Clarice.

A ocupação, que anteriormente se chamava Novo Horizonte, é composta por cerca de 280 famílias que estão há três anos na área, a qual é de propriedade do Estado. O terreno inicialmente receberia um presídio, que acabou sendo construído em Sapucaia do Sul, mas a área segue pertencendo à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Em dezembro de 2021, a deputada Luciana Genro realizou uma audiência pública para tratar das demandas dos moradores e da possibilidade de regularização da área. Na ocasião, a parlamentar encaminhou que fosse firmado um diálogo formal e uma mesa de deliberação para acompanhar as necessidades das famílias.

Em fevereiro, a secretária municipal de Habitação de São Leopoldo, Andréia Camillo, esteve no local juntamente com representantes do mandato da deputada e se comprometeu a garantir uma unidade móvel de saúde para ir à comunidade uma vez por semana. Além disso, a prefeitura de São Leopoldo também prometeu providenciar contêiners para arrecadação de lixo uma vez por semana e holofotes para iluminação pública nas entradas dos becos, além de uma estrutura de parada de ônibus.

População tem plantado alimentos na comunidade.

“O povo é tudo unido aqui e trabalhador, gente boa. Tem uns que plantam também, ali tem plantação de aipim, tem também de feijão, milho, melancia, batata doce”, relata Gilnei Rosa da Silva, presidente da associação de moradores. Ele recebeu a deputada no local, ao lado dos outros integrantes da associação, Manoel Beto, Lauri Francisco e Vilmar dos Santos.

Luciana Genro salientou a importância da comunidade seguir mobilizada para garantir a regularização fundiária do terreno. “Queremos dar visibilidade para o problema de vocês, porque isso faz com que o governo aja com maior agilidade. Temos que mostrar para o governo que vocês estão firmes aqui. Conseguir ficar aqui é o primeiro passo, depois temos que lutar por melhoras”, colocou a deputada.