Emendas da deputada propõem reposição da inflação.
Emendas da deputada propõem reposição da inflação.

| Notícias | Serviço Público

Após os deputados receberem na Assembleia Legislativa a proposta de reajuste aos servidores públicos feita pelo governo estadual, que prevê apenas 6% de aumento, a deputada Luciana Genro (PSOL) está protocolando três emendas para buscar tornar o valor mais justo para a categoria. São sete anos sem reposição da inflação, motivo pelo qual a deputada propõe, na primeira emenda, que o reajuste seja de 56,29%, porcentagem que efetivamente compensaria as perdas deste período.

“O governo tem o dever de repor estes prejuízos, ainda mais depois de ter feito caixa com os ataques à carreira e com o aumento de alíquotas dos aposentados. Sabemos também que a arrecadação do governo aumenta com a inflação dos preços, principalmente a gasolina, que é uma das maiores fontes de ICMS”, afirma a deputada.

Alternativamente, a parlamentar apresentou também a proposta de 10,06% de reajuste, em outra emenda, valor mínimo reivindicado pelos servidores estaduais, referente à inflação de 2021. Também determina que fique vedada qualquer forma de absorção de parcelas pagas a título de irredutibilidade, o que foi proposto na terceira emenda apresentada.

“Queremos que o governo pague um reajuste justo, que garanta que os servidores e suas famílias tenham condições de viver de forma digna”, coloca Luciana Genro. As emendas precisam ser votadas e aprovadas pelos demais deputados, da mesma forma que o projeto.