Visita à estátua de Xangô, em rótula do bairro Hípica.
Visita à estátua de Xangô, em rótula do bairro Hípica.

| Antirracismo | Notícias

Neste dia 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) visitou o Centro Africano Xangô Agodô, no bairro Hípica, Zona Sul de Porto Alegre, e participou de ato realizado no Mercado Público contra intolerância religiosa, organizado por religiosos de matriz africana. O Pai Tito de Xangô, líder religioso da terreira, adotou e revitalizou uma rótula, que recebeu a estátua de Xangô, e vem atraindo a atenção dos que passam pelo local, na Estrada Gedeon Leite.

Foi a partir da visibilidade recebida pela rótula que a deputada entrou em contato com a terreira do Pai Tito e marcou a visita ao local, acompanhada da assessora Carla Zanella, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos de Matriz Africana. O líder religioso relatou que, ao colocar a estátua no local, houve desconfiança por parte de vizinhos, que proferiram xingamentos e ofensas. “Sofremos intolerância religiosa, precisei ir na Delegacia da Intolerância registrar o caso”, conta. “É muito importante a colocação da estátua e a visibilidade que ela tem tido, pois pessoas tendem a ter muito preconceito com encruzilhadas”, avaliou Carla.

O Centro Africano, mesmo ficando em uma localização de difícil acesso, no fim de uma estrada de chão, recebe cerca de 500 pessoas nas sessões, muitas das quais chegam de longe. O Pai Tito e os integrantes da terreira também realizam trabalhos sociais, recebendo doações em troca de trabalhos, as quais redirecionam para pessoas em vulnerabilidade. A deputada estabeleceu um diálogo inicial que pode virar uma parceria a partir do trabalho social que também realiza, com o Emancipa Restinga e o Emancipa Santa Rosa de Lima, pelo qual foram doadas cestas básicas, materiais de higiene e brinquedos ao longo da pandemia.

Luciana Genro entregou a cartilha do Povo de Terreiro ao Pai Tito.

No espaço, há também um jardim, onde são realizadas orações, e a terreira conta ainda com um espaço para as crianças se divertirem durante as sessões, para que os pais possam ir com tranquilidade.

Luciana Genro levou as cartilhas de Povo de Terreiro elaboradas pelo seu mandato, em conjunto com pais, mães e filhos de santo, as quais foram elogiadas pelo Pai Tito. “É um material muito importante. Essa é a primeira iniciativa do tipo que eu vejo, de fazer algo mais concreto, por parte de uma parlamentar”, colocou. “Ficamos muito felizes com a excelente recepção do Pai Tito ao nosso material. É uma cartilha com ensinamentos básicos, para ensinar as pessoas a respeitar todas as religiões”, disse Luciana Genro.

Marcha Contra Intolerância Religiosa

Após conhecer a rótula e a terreira, Luciana Genro participou de ato no Mercado Público, que concentrou principalmente pessoas religiosas de matriz africana e apoiadores. Isso porque a data também marcou a XIV Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa. “Estamos ao lado do povo de terreiro na luta contra a intolerância religiosa e o racismo que os povos de matriz africana sofrem”, afirmou a parlamentar.

Luciana Genro participou de ato no Centro de Porto Alegre.

Confira fotos da visita ao Centro Africano e do ato:

Combate à Intolerância Religiosa