A visita ocorreu a partir de um convite da nova diretora da escola, Fabiana Silva.
A visita ocorreu a partir de um convite da nova diretora da escola, Fabiana Silva.

| Educação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve, na segunda-feira (07/03), visitando a Escola Estadual de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A visita foi a partir de um convite da nova diretora da escola, Fabiana Silva.

Durante a visita, Luciana se reuniu com a diretora e supervisora para tratar sobre problemas que a escola vem enfrentando nos últimos anos. Com uma boa estrutura e capacidade para até mil estudantes, hoje a escola conta com somente um turno de funcionamento e 60 alunos matriculados, entre o 4º e 9º ano do Ensino Fundamental. Dentre os problemas que causam essa baixa procura pela escola, está a falta de transporte público no entorno e também a falta de Ensino Médio – o que faz com que responsáveis muitas vezes prefiram matricular seus filhos em escolas que fiquem mais perto de suas casas/trabalhos, ou que possam matricular os filhos de diferentes idades e séries na mesma escola.

“A Euclides da Cunha está com um potencial gigantesco sem ser aproveitado pelo governo. É preciso valorizar essa escola, que tem muito a contribuir com a comunidade, e garantir que sua equipe tenha condições de fortalecer o trabalho que fazem em defesa dos alunos”, disse a deputada.

A diretora Fabiana Silva, que assumiu há pouco mais de 2 meses o novo cargo, está batalhando para que a escola tenha mais atrativos e que consiga matricular mais alunos, para que volte o número de matrículas anterior à pandemia, que era cerca de 400 estudantes entre dois turnos (manhã e tarde).

“Queremos trazer para a escola cursos de formação, palestras, equipar a escola com brinquedoteca, sala de informática, organizar mutirão para confecção de documentos gratuitos, como carteira de identidade e trabalho, para que possamos trazer mais alunos para cá e evitar que mais uma escola pública feche”, afirma a diretora.

Carla Zanella, coordenadora da Emancipa Mulher, estava presente na reunião e encaminhou com a equipe da escola algumas atividades para auxiliar no alcance de novos alunos e também conscientização da comunidade no entorno. Atividades em alusão ao mês de março, com palestras sobre violência doméstica, serão encaminhadas ainda nesse mês.

Luciana Genro foi convidada pela diretora e pela orientadora a ser “amiga da escola”, um projeto da Secretaria de Educação para envolver outras pessoas e ajudar na organização e desenvolvimento. Além disso, Luciana colocou o cursinho de pré-vestibular Emancipa, do qual é presidente, à disposição para organizar atividades preparatórias para o vestibular na escola, convidando as crianças e adolescentes do bairro para participar e conhecer a escola.