Ato foi realizado em frente ao Instituto de Educação.
Ato foi realizado em frente ao Instituto de Educação.

| Educação | Notícias

O 38º e o 39º Núcleos do CPERS/Sindicato realizaram aula pública em frente ao Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, neste Dia Nacional de Mobilização pela Educação, 16 de março. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que integra a Comissão de Educação e vem acompanhando a situação da categoria e de diversas escolas estaduais, esteve presente para apoiar a luta dos professores.

Professores se manifestaram relatando indignação com o reajuste aprovado pelo governo, que na realidade foi de 32% apenas para 14% da categoria. Os cerca de 45 mil aposentados receberam somente 5% de reajuste, mas haviam perdido 26,47% dos adicionais por tempo de serviço, o que significa que nem ao menos essa perda foi compensada. A categoria exige que seja cumprido o piso nacional do magistério e que haja regulamentação do piso e aumento para os funcionários de escolas.

As mudanças propostas para o Ensino Médio, que retiram carga horária de disciplinas, também foram criticadas. Com as alterações, apenas português e matemática seguem sendo obrigatórias para os três anos do Ensino Médio, o que tem gerado críticas dos professores. A questão será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta por Luciana Genro, no próximo dia 28.

Luciana Genro dialogou com professoras em ato pela educação.

O desmonte dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) também foi amplamente citado. “Estão colocando de escanteio os alunos adultos e idosos. Querem tirar o direito dessas pessoas estudarem, ao tirar os professores da EJA”, denunciou a professora Cláudia Pinheiro.

“É um projeto de desmantelamento. Os professores do NEEJA trazem um relato muito emocionante sobre como são desprezados pelos governos. A EJA pode sim formar pessoas para as mais diversas profissões e é fundamental para jovens e adultos que trabalham e muitas vezes não conseguem cumprir o calendário tradicional da educação”, colocou Luciana Genro.

O local escolhido para o ato, o Instituto de Educação, também foi simbólico, por se tratar de uma escola que foi fechada para reformas há mais de cinco anos e até hoje não reabriu. Agora, o governo pretende transformar uma do IE no Museu Escola do Amanhã, proposta que foi realizada sem consulta da comunidade escolar.

Confira abaixo mais fotos da aula pública no álbum do Flickr

Aula pública contra o desmonte da educação