Foto: Vinicius Reis - Agência ALRS
Foto: Vinicius Reis - Agência ALRS

| Serviço Público

As bancadas do PSOL, do PT e do PDT na Assembleia Legislativa apresentaram nesta quarta-feira (23/03) um requerimento de instalação de uma CPI para investigar a privatização da CEEE e a prestação de serviços da Equatorial Energia, empresa que comprou a ex-estatal. Líder da bancada do PSOL, a deputada Luciana Genro considera “muito importante que os negócios escusos por trás da privatização da CEEE venham à luz, porque as consequências dessa privatização já estão muito claras para a população”

O pedido de CPI elenca seis fatos que embasam a necessidade de investigações. Entre eles, o aumento no número de reclamações dos consumidores e a falta de respostas da Equatorial, que tem sido falha em atender às queixas de queda de energia. Outro motivo é a demissão de mais de mil funcionários e sua substituição por terceirizados sem treinamento adequado. “Técnicos muito bem treinados foram substituídos por trabalhadores terceirizados, com salários mais baixos e que recebem um treinamento à jato. O treinamento que deveria levar de três a seis meses está sendo feito em até dez dias. Isso coloca em risco tanto os funcionários, quanto a população”, criticou a deputada.

Para que a CPI possa acontecer, é preciso a assinatura de 19 deputados. As três bancadas proponentes já somam 14 assinaturas. Agora os parlamentares da oposição estão conversando com os demais deputados para coletar apoios.