Cebola foi vereador pelo PT na cidade e é filho de santo. | Foto: Denise Maracheski
Cebola foi vereador pelo PT na cidade e é filho de santo. | Foto: Denise Maracheski

| Notícias | PSOL

O ex-vereador de Canoas conhecido como Cebola, Almiro Rodrigo Gehrat, se filiou ao PSOL em ato político realizado na quinta-feira (17/03), na região da praia de Paquetá. O evento contou com a presença de 120 pessoas e a participação da deputada estadual Luciana Genro, presidenta do PSOL no Rio Grande do Sul, e de Paulo Sérgio, que preside o partido em Canoas.

Com forte ligação com as religiões de matriz africana, sendo filho do Babalorixá Júlio de Oxalá, Cebola reuniu em seu ato de filiação a presença de muitas autoridades religiosas. Além do pai Júlio de Oxalá, estiveram presentes os pais Marcos de Xangô, Jauri de Oxum, Maninho de Ogum, Jorge de Ogum, Vinícius de Oxalá, Jorge de Odé, Marcelo de Ogum e Gabriel de Odé. Também participaram as mães de santo Simone de Oyá e Neca de Iemanjá, assim como a cacique Vivaldina do Supremo da Montanha.

Deputada Luciana Genro esteve presente no ato de filiação de Cebola ao PSOL. Foto: Denise Maracheski

“Seja muito bem vindo ao PSOL, Cebola. Temos muitas lutas pela frente para fortalecer em Canoas e junto aos povos de terreiro”, disse Luciana Genro.

Além das autoridades religiosas, estiveram presentes no ato representantes dos metroviários, dos servidores da Brigada Militar e do Banrisul, assim como a comunidade ribeirinha e pescadora da praia de Paquetá, ativistas da juventude, da cultura e do movimento de mulheres.

Com 41 anos de idade, Cebola foi vereador pelo PT em Canoas por 11 meses e tem atuação comunitária junto ao bairro Fátima, onde foi presidente da Associação de Moradores e atualmente é organizador da feira do livro na localidade, que já contou com quatro edições.

“Venho para o PSOL com vontade de lutar para melhorar a vida da nossa população de Canoas e da região. Enxergo no partido uma ferramenta a serviço das causas populares e contra os velhos métodos de fazer política”, disse Cebola.