Renan levou duas cervejas do Magia para Luciana como agradecimento pela parceria.
Renan levou duas cervejas do Magia para Luciana como agradecimento pela parceria.

| LGBT | Notícias

O Magia Sport Club, associação sem fins lucrativos voltada para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), promove a inclusão pelo esporte, realiza ações sociais e projetos educativos em Porto Alegre. Com 17 anos de história, o Magia enfrenta agora o seu momento mais complicado financeiramente, passando por dificuldades devido à pandemia, que deixou diversos membros desempregados ou em situação de vulnerabilidade. Nesta quarta-feira (10/03), o presidente do clube, Carlos Renan dos Santos Evaldt, se reuniu com a deputada Luciana Genro (PSOL) para buscar apoio nesse sentido.

“A gente precisa de ajuda, estamos indo para campeonatos, temos outros projetos para acontecer. Só que a galera quebrou com a pandemia. Em 17 anos nunca precisamos de ajuda, mas agora precisamos”, desabafou Renan. Até então, o Magia sempre foi mantido com verbas dos próprios integrantes, além de doações e rifas. O clube também produziu uma cerveja que está comercializando como forma de arrecadar verbas, mas os esforços não têm sido suficientes.

O carro-chefe do Magia é o futebol society (futebol 7), mas o clube também conta com handebol, voleibol e jiu-jitsu. O clube é filiado à Ligay, federação nacional que é uma das maiores do mundo de esporte LGBT, com 45 times filiados, e ainda presta assessoria às outras equipes, auxiliando com a organização e questões jurídicas. “Indiretamente, estamos ajudando 5 mil pessoas”, constata Renan.

Renan visitou a deputada no gabinete nesta quarta-feira (9).

O Magia ainda realiza projetos educacionais, indo em escolas privadas e públicas trabalhar a questão do preconceito e do bullying através do esporte. Antes da pandemia, chegaram a atuar com 800 adolescentes. O time feminino também realizou um um jogo beneficente para arrecadar absorventes para doação, em consonância com os projetos de lei da deputada Luciana Genro sobre o tema. O clube ainda auxiliou pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

O time irá em breve para Curitiba disputar o campeonato regional e conseguiu as passagens a partir de parcerias. O pagamento das inscrições da equipe foi custeado por um apoiador. Ainda é preciso dinheiro para cobrir a alimentação e hospedagem. “Temos conseguido bastante ajuda, mas está complicado manter o dia a dia, pagar contador, despesas de manutenção”, explicou Renan.

Em outros estados e no Distrito Federal, iniciativas semelhantes ao Magia conseguiram verbas de emendas parlamentares para ajudar na manutenção dos clubes. A ideia foi levada a Luciana por Renan. “Sabemos de clubes do Centro-Oeste que conseguiram emendas parlamentares. Precisamos de ajuda para manter todas as atividades, com gratuidade para as pessoas”, disse.

A deputada se comprometeu a estudar a questão, a partir de um estudo por parte da equipe jurídica, e avaliar a possibilidade de destinar emenda parlamentar ao Magia no orçamento de 2023. “Somos parceiros do Magia e acreditamos muito no trabalho que eles realizam. Além de verificar a possibilidade das emendas parlamentares, também vou doar pessoalmente para contribuir com o clube’, garantiu Luciana Genro.