| Matriz Africana

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Luciana Genro vem atuando no combate à intolerância religiosa, ao lado do povo de terreiro. Confira algumas das nossas principais iniciativas voltadas às religiões de matriz africana:

CARTILHA POVO DE TERREIRO

Lançada no dia 8 de dezembro, na histórica Festa de Oxum, realizada na Praia de Ipanema em POA, a cartilha conta com depoimentos de militantes do PSOL que são adeptos a religiões de matriz africana, com nossas principais iniciativas voltadas para essa temática e um glossário com as principais expressões para quem é leigo entender um pouco mais sobre o assunto. Quem quiser receber a cartilha em sua casa pode fazer a solicitação pelo WhatsApp: (51) 99116.4755.

DIA ESTADUAL DO TAMBOREIRO

Luciana Genro é autora do Projeto de Lei que tem como objetivo instituir oficialmente o 15 de setembro como Dia Estadual do Tamboreiro, do Alabê, do Ogã e do Tata. O mês de setembro foi escolhido por ser o mês comemorativo de Xangô, orixá da justiça, considerado o dono dos tambores.

RESPEITO E VALORIZAÇÃO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA EM PASSO FUNDO

Em viagem a Passo Fundo, Luciana Genro visitou três terreiros na cidade: a Casa Branca Aldeia de Oxóssi, onde dialogou com o sacerdote umbandista Ipácio Carolino, o Ilê de Caridade Mãe Oxum, da Mãe Miguelina, e o Ilê Africano Xangô Agandjú, da mãe Mãe Sônia de Xangô, com a presença também do Baba Akinele Pai Duda e outros religiosos da Nação.

LUTA PELA SEGURANÇA ALIMENTAR DOS POVOS DE MATRIZ AFRICANA

A violência da fome e os direitos dos povos de matriz africana à segurança alimentar foram tema de uma audiência pública proposta por Luciana Genro na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. A partir da audiência, a deputada solicitou a inclusão de muitas famílias no cadastro único da União para acesso aos programas sociais.

DIA DA POMBA-GIRA SOBERANA MARIA PADILHA

Luciana Genro esteve presente na inauguração da placa em homenagem ao Dia da Pomba-Gira Soberana Maria Padilha das Sete Catacumbas. A data foi incluída no calendário oficial de Porto Alegre por proposta do vereador Roberto Robaina e homenageia a Pomba-Gira de Pai Marcelo de Oyá.