| Meio Ambiente


O governo Leite vem atacando o meio ambiente no Rio Grande do Sul, com projetos que liberam agrotóxicos e privatizam parques. A deputada Luciana Genro lutou muito contra essas duas propostas, que infelizmente acabaram aprovadas na Assembleia. Confira algumas das nossas iniciativas relacionadas a meio ambiente: 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM CANOAS

Lutamos pela preservação da área de cem hectares em Canoas que está sendo devastada em um processo no qual ambientalistas apontam uma série de irregularidades. Luciana Genro esteve no local, acompanhando a visita do promotor Felipe Teixeira Neto, coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam) do Ministério Público, para vistoriar os impactos que o terreno vem sofrendo desde 2015, e promoveu uma audiência pública sobre o assunto.

VOTO CONTRA A PEC DOS AGROTÓXICOS

Luciana Genro votou contra o projeto de lei proposto pelo governo Eduardo Leite e aprovado por seus aliados que libera o uso de agrotóxicos que são proibidos no seu país de origem. A proposta representa um retrocesso que coloca mais veneno na mesa das famílias gaúchas. Também entramos, junto ao STF, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pedindo a impugnação dessa lei absurda. Mais de 240 entidades apoiam e assinaram, ainda em 2020, uma carta aberta que pedia a retirada do regime de urgência e manutenção da Lei Estadual de Agrotóxicos. 

DEFESA DOS PARQUES ESTADUAIS

A deputada Luciana Genro foi uma das únicas a votar contra a PEC 284/2019, que autoriza a concessão das unidades de conservação ambientais do Estado à iniciativa privada. Entendemos que não podemos autorizar de forma ampla e genérica a concessão de parques ambientais para exploração privada, como propunha o texto. 

SUSPENSÃO DA MINA GUAÍBA

Lutamos muito e conseguimos vencer. A Mina Guaíba teve seu licenciamento suspenso. A Copelmi queria instalar a maior mina de carvão do Brasil a 240 metros de uma área de preservação ambiental e a 535 metros do Parque Estadual Delta do Jacuí. Mas nossa mobilização conseguiu barrar essa iniciativa. A deputada Luciana Genro e o PSOL foram parte ativa desta luta!