Luciana Genro esteve na escola durante sua visita a Uruguaiana.
Luciana Genro esteve na escola durante sua visita a Uruguaiana.

| Notícias

A deputada Luciana Genro (PSOL) visitou, durante sua agenda em Uruguaiana, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermudez, que no mês de novembro completou um ano sem energia elétrica. O poste que abastecia a energia elétrica da instituição caiu durante um temporal em novembro de 2020 e até agora não foi consertado.

Os alunos da escola necessitam da luz natural para conseguir estudar, o que se torna ainda mais difícil em dias de chuva ou tempo nublado. Luciana foi recebida pela diretora da escola, Marta Verônica da Silva, que comentou sobre a situação difícil que a escola enfrenta: “nós não podemos cozinhar para os estudantes, pela falta de energia elétrica, então o lanche é bolacha ou alimentos que não estraguem. A rede de internet não funciona na escola, então o ensino híbrido fica ainda mais difícil”, afirmou a diretora.

Além dos problemas estruturais da escola, professores e professoras reclamam sobre os duros ataques aos seus direitos. A professora Andrea Magali Verniert denunciou que tentou se afastar para fazer seu mestrado, solicitando licença para o governo estadual, que foi negada e informada que deveria se exonerar caso quisesse o afastamento. “É um absurdo que o governo não queira que os professores se especializem, tragam uma educação ainda melhor para os nossos estudantes. Já tiraram nosso difícil acesso e ainda descontam absurdos do nosso contracheque”, desabafou Andrea.

Escola depende de luz natural para que aulas possam ocorrer.

Paty Rex, presidenta municipal do PSOL Uruguaiana, esteve presente na manifestação que a escola organizou no dia 17 de novembro, para cobrar uma ação efetiva do governo do estado. A comunidade escolar levou um bolo de aniversário, para denunciar o tempo que o governo e a empresa responsável, RGE, estão levando para efetivar o conserto.

O PSOL de Uruguaiana está acompanhando as manifestações da escola e Luciana levará o problema para a Comissão de Educação, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível. A deputada é integrante titular da Comissão e vem acompanhando a situação de diversas escolas com problemas estruturais, obras inacabadas e falta de energia elétrica, sempre cobrando soluções do governo do estado.