Ocupação é formada por  52 famílias desde 1999
Ocupação é formada por 52 famílias desde 1999

| Notícias

Nesta quinta-feira (30/11) o gabinete da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve, através do seu assessor Gilvandro Antunes, representando a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna, em um panelaço pela regularização fundiária realizado pelos moradores da Cooperativa Habitacional 2 de Junho, no Centro de Porto Alegre.  

“Estamos entrando com um pedido urgente de audiência com o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, para que o governo negocie de forma digna e construa, junto com essas famílias, soluções que sejam viáveis para preservar o direito à moradia,” declarou a deputada. 

Há quatro anos o governo demonstrou interesse em negociar o prédio com a Cooperativa, mas até agora os moradores aguardam que se resolva o impasse sobre a área, que é de propriedade do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS). O prédio é ocupado por 52 famílias desde 1999, quando famílias de policiais militares que não tinham mais condições financeiras para arcar com o alto custo dos aluguéis passaram a morar no local.

A representante da Cooperativa, Eliane dos Santos, diz que os moradores esperam que o governo do estado não fuja da sua responsabilidade e destine o prédio para moradia popular e não para a especulação imobiliária.  

“Rejeitamos retrocessos que isentem os governantes de sua responsabilidade em garantir direitos fundamentais, como a moradia adequada. Queremos avançar. Queremos REURB! Queremos uma resposta do governador para solucionar esse problema, que se arrasta a tanto tempo, e que as negociações avancem de fato,” desabafou a liderança.   

Panelaço realizado por moradores chama a atenção do governo estadual para a necessidade de regularização fundiária