| Educação | LGBT

A deputada estadual Luciana Genro, presidenta do PSOL gaúcho, estará em Cruz Alta nesta sexta-feira e sábado, dias 5 e 6 de novembro. A parlamentar inicia sua agenda na cidade com uma visita à visita também a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hildebrando Westphalen, ameaçada de fechamento. O mandato da deputada vem acompanhando a questão da Hildebrando desde maio, quando recebeu informações da comunidade escolar a respeito das ameaças à instituição, que conta com 410 alunos e 60 profissionais, e se mobiliza contra a possibilidade de fechamento.

Em seguida, Luciana Genro também visita a Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, que está funcionando em local provisório. Há quatro anos foram iniciadas obras de construção de um novo prédio que nunca foram concluídas e hoje estão completamente paradas.

A partir das 15h, Luciana Genro estará presente na audiência pública sobre políticas públicas para a população LGBT, na Câmara de Vereadores, juntamente de sua assessora, Natasha Ferreira, ativista travesti do PSOL. Embora Luciana Genro esteja presente no evento, é Natasha quem irá falar em nome do mandato, valorizando a importância de se ceder protagonismo e espaço para que as pessoas LGBTs falem por si mesmas. Natasha é a primeira assessora transexual da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Já no sábado (6), o PSOL irá organizar uma banca com distribuição de panfletos na Praça da Matriz a partir das 10h30. Luciana Genro estará no local, onde irá dialogar com a população e entregar a prestação de contas de seu mandato. A deputada irá apresentar seus projetos de lei à comunidade, como o projeto que determina a instalação de câmeras em uniformes e viaturas policiais no estado. Em seguida, Luciana Genro também participa da caminhada da diversidade contra a LGBTfobia a partir das 11h de sábado. O ato tem concentração em frente à prefeitura. As atividades LGBTs ocorrem no âmbito da realização do evento Miss e Mister Diversidade Rio Grande do Sul.

“A luta da educação e a defesa da comunidade LGBT são duas pautas muito importantes para o meu mandato, por isso estou indo a Cruz Alta cumprir essas agendas. Nosso diálogo com a população é o ano inteiro e estamos à disposição para apoiar e fortalecer sempre as demandas do povo”, coloca Luciana Genro.