Movimentos se concentraram em frente à Prefeitura e saíram em marcha,
Movimentos se concentraram em frente à Prefeitura e saíram em marcha,

| Moradia

Em marcha no Centro de Porto Alegre, a Frente Nacional de Luta – RS reforçou a luta por moradia digna no estado nesta terça-feira (16). A deputada estadual Luciana Genro e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL, participaram do ato, que compôs um movimento nacional da FNL. O ato teve início em frente à Prefeitura de Porto Alegre e foi até o Palácio Piratini, onde o movimento foi recebido pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup, a partir da mediação das deputadas.

Representando a FNL, Claudia Favaro entregou a ele as reivindicações das ocupações Marielle Franco e Semente de Marielle, em Sapucaia do Sul, organizadas pela Frente. O terreno onde fica localizada a Semente de Marielle era destinado à moradia popular e, sem cumprir sua função social, foi ocupado por 150 famílias, que se somam às 450 da Marielle Franco.

Deputadas Luciana Genro e Fernanda Melchionna se somaram à luta.

Os movimentos reivindicam uma audiência com o governador e a regularização fundiária do solo, com a extinção do processo da reintegração de posse do terreno. A deputada Fernanda Melchionna já destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para a regularização fundiária da área, verba que pode ser perdida se não for aplicada. O chefe de gabinete se comprometeu a levar as demandas ao governo e dar uma resposta às deputadas nos próximos dias.

Também se juntaram à marcha movimentos de agricultores, que reivindicam a reforma agrária no estado. Após a mobilização na frente do Piratini, a marcha seguiu até o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A deputada Luciana Genro tem acompanhado, junto com o vereador Roberto Robaina, que também é dirigente nacional do PSOL, a formação da FNL no Rio Grande do Sul e suas relações com lideranças históricas da reforma agrária como o Zé Rainha. A atividade de hoje foi parte disso.

Com intermediação das deputadas, movimento foi recebido no Palácio Piratini.

Confira o documento que foi entregue ao governo:

Confira mais fotos da mobilização: