Sargento Munhóz e tenente Deroci perderam suas vidas no combate ao incêndio da SSP. | Foto: Joel Vargas/Agência ALRS.
Sargento Munhóz e tenente Deroci perderam suas vidas no combate ao incêndio da SSP. | Foto: Joel Vargas/Agência ALRS.

| Notícias | Segurança Pública

Na segunda-feira (06/09), às 10h, as viúvas dos dois bombeiros que faleceram no combate ao incêndio na Secretaria de Segurança Pública serão ouvidas pela Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa que acompanha as investigações sobre a tragédia. O depoimento ocorrerá na sala da Presidência do Parlamento, de forma híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo no YouTube da Assembleia.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), coordenadora da Comissão, estará presencialmente no local, juntamente com Alessandra Ceci dos Santos, viúva do tenente Deroci de Almeida da Costa, e Katia de Mesquita Munhóz, viúva do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhoz.

“É importante que a Assembleia dê todo acolhimento às famílias das vítimas. Ao final dos trabalhos o relatório da Comissão também vai contemplar questões relativas à situação das famílias e dos colegas de servidores mortos em serviço, como bombeiros e policiais”, disse a deputada.

Luciana deve ouvir as viúvas a respeito do atendimento que elas vêm recebendo do Corpo de Bombeiros, do IPE e do Estado como um todo desde o incêndio, além de colocar a Comissão e a Assembleia à disposição para auxiliar as famílias e os colegas das vítimas. Alessandra e Katia já receberam, em nome de seus maridos, a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Gaúcho.

A Comissão de Representação Externa já realizou reunião com o comando do Corpo de Bombeiros, com o delegado da Polícia Civil responsável pelo inquérito, e com o Instituto-Geral de Perícias (IGP), que está elaborando o laudo sobre as causas do incêndio. Também foi realizado encontro com especialistas e técnicos da engenharia e arquitetura para falar sobre a legislação e as especificidades da prevenção a incêndios no estado.

Para esta sexta-feira, dia 3, está prevista ainda uma reunião às 15h com a Associação dos Bombeiros e com o setor de saúde mental do Hospital da Brigada Militar para falar a respeito do atendimento aos colegas do tenente Deroci e do sargento Munhóz.