| Consciência Negra | Matriz Africana | Notícias

Na última quinta-feira (17) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve, juntamente com o vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina (PSOL), e com a coordenadora da Emancipa Restinga, Cris Machado, na casa de Pai Marcelo de Oyá para inauguração da placa em homenagem ao Dia da Pomba-Gira Soberana Maria Padilha das Sete Catacumbas. A data foi incluída no calendário oficial de Porto Alegre por meio de um projeto do mandato do vereador, ainda em 2020. 

Data que foi incluída no calendário oficial de Porto Alegre por meio de um projeto do mandato do vereador Robrto Robaina (PSOL)

Luciana Genro coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana e defende a pauta na Assembleia Legislativa. “Muito bom estar aqui com essa equipe inaugurando essa placa que representa um momento histórico, de reconhecimento e de uma homenagem tão bonita que o Robaina conseguiu aprovar na Câmara. Seguimos na luta contra a intolerância, contra o preconceito e por respeito às religiosidades dos povos de terreiro,” disse a deputada. 

Soberana Maria Padilha das Sete Catacumbas é a pomba-gira de Pai Marcelo de Oyá da Família de Nage, patriarca de uma das maiores famílias religiosas do Rio Grande do Sul, com quase 40 anos de atividade. A data das comemorações ficou em 9 de março, imediatamente após as celebrações do Dia Internacional da Mulher, em relação à ligação da entidade com o feminino e o empoderamento das mulheres.  

“Me dei conta que no calendário de Porto Alegre só haviam exus homens e então surgiu a ideia da homenagem da Maria Padilha Soberana do pai Marcelo. Primeira pomba-gira a estar no calendário oficial da cidade e no mês das mulheres, Maria Padilha também é conhecida por ser uma pomba-gira de gênio forte e que sempre quebrou padrões. Me sinto muito orgulhosa de poder contribuir com tudo isso, não só como militante do PSOL, mas também como praticamente da religião de matriz africana. Laroiê!,” comemorou Cris Machado. 

Pai Marcelo de Oyá agradeceu o reconhecimento dos parlamentares e da sociedade às religiões de matriz africana. “Que vocês possam contar com os orixás, com a Maria Padilha abrindo as encruzilhadas, porque é um exu de rua, exu de movimento, trazendo bastante coisas boas e força nas lutas,” desejou o pai de santo.  

O vereador Roberto Robaina reforçou seu compromisso com a luta contra a discriminação religiosa. “Tenho muito orgulho de ser um porta voz desta causa na Câmara Municipal e de ter apresentado este projeto. A perseguição aos povos de terreiro precisa ser combatida e a cultura ancestral das religiosidades de matriz africana sempre encontrará no PSOL a sua defesa”, disse.

Pai Marcelo de Oyá agradeceu o reconhecimento dos parlamentares e da sociedade às religiões de matriz africana.