| Corpo de Bombeiros | Notícias | Serviço Público

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu com uma comissão de soldados do Corpo de Bombeiros que lutam para ter seus anos de prestação de serviço reconhecidos na ascensão da carreira. Eles solicitaram apoio para que todos os aprovados no processo seletivo interno para os cursos CBA e CTSP que habilitam ao acesso respectivamente as graduações de 1º tenente e 2° sargento, realizado no início de agosto, sejam chamados. Pedem, ainda, que também sejam chamados os soldados mais antigos, na mesma proporção dos aprovados, para que ambos estejam habilitados a ocupar os cargos. O edital do concurso não garante esses chamamentos, o que acaba por interromper e atrasar a ascensão funcional da carreira dos praças.

“É preciso garantir que o soldado seja promovido, tenha segurança sobre o cargo que ocupa e pague a previdência de acordo com o seu salário. O problema das substituições é que eles ocupam um cargo, por exemplo, de sargento, e pagam a previdência como soldado. Então o estado perde arrecadação com a previdência e o soldado não é promovido. Ninguém ganha, a não ser o oficial que fica com essa moeda de troca que são as substituições”, disse a deputada.

Na prática, ao invés de o governo garantir as promoções, uma grande parte da tropa só atinge o aumento dos proventos através da substituição. Dessa forma os oficiais se beneficiam com a insegurança que os soldados ficam ao não ter a promoção e ver a substituição como única esperança de ascensão.

“A gente entra soldado, nossa vida pessoal progride, e nosso salário continua o mesmo. A gente sequer tem direito de ascender na carreira. Isso, além do salário, tem a ver com o reconhecimento pela dedicação dos servidores, e mais do que isso, tem leis para cumprir”, desabafou um dos bombeiros.
Luciana e o deputado Valdeci Oliveira devem se reunir em breve com o Secretário de Segurança e vice- governador Ranolfo Vieira Junior para tratar do tema.