Foto: SMTTM de Caxias do Sul
Foto: SMTTM de Caxias do Sul

| Transporte público

Os moradores da cidade de Caxias do Sul que precisam trabalhar ou estudar de noite enfrentam um desafio básico na hora de se locomover: a falta de transporte público noturno na cidade. Com a pandemia e a consequente queda no número de passageiros, as linhas de ônibus da cidade foram reduzidas, mas com a crescente retomada das atividades presenciais, o transporte não parece ter acompanhado a demanda no turno da noite. Em agosto, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) retomou as aulas presenciais, o que aumenta a demanda de locomoção noturna.

Diante deste cenário, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está encaminhando ofício à prefeitura de Caxias questionando de que forma o Executivo municipal vem buscando garantir atendimento a quem precisa de ônibus à noite. Levantamento realizado pelo jornal Pioneiro a partir de dados da empresa Visate identificou que 11 linhas da cidade encerram suas viagens no sentido bairro-centro antes das 21h, enquanto outras seis encerram antes deste horário nos dois sentidos.

“Não é possível que em uma cidade do porte de Caxias a população não consiga se deslocar à noite de ônibus. É preciso que a prefeitura garanta o direito ao transporte público de quem trabalha ou estuda até depois das 21h”, coloca Luciana Genro.