| Consciência Negra | Notícias

Na tarde desta sexta-feira (27) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve reunida com a sua assessora e coordenadora da Emancipa Mulher, Carla Zanella, a vereadora de Porto Alegre, Karen Santos (PSOL), e as coordenadoras do projeto Meninas Crespas, Karina Ferreira e Perla Santos, para tratar sobre a proposta de criação do Dia Estadual da Dança Afro-brasileira.  

“Acredito que essa é uma grande iniciativa, que eu me sinto orgulhosa em representar. Infelizmente não temos uma deputada negra na Assembleia, mas fico muito feliz em poder ser porta voz dessa proposta,” afirmou Luciana Genro. A deputada deverá apresentar um PL sobre o tema nos próximos dias.  

Em Porto Alegre, assim como em outros municípios brasileiros, a data já foi instituída através de um encaminhamento feito pela vereadora Karen Santos, que destacou a urgência de que reconhecimentos como esse sejam levados a nível estadual e até mesmo nacional.  

Perla e Karina lembraram que o dia 18 de agosto é uma data importante para a população afro-brasileira, já que é o dia que marca o falecimento de Mercedes Baptista, a primeira negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Reiteram que o Dia Mundial da Dança, comemorado em 29 de abril, não representa todas as danças nem todos os corpos dançantes. A dança afro-brasileira é uma dança que está nos terreiros, no Carnaval, nas ruas, mas também nos palcos e deve ser apreciada. 

“A gente precisa dessas referências, fizemos arte o tempo todo. Um dia para refletir sobre as nossas manifestações. Nós somos seres artísticos, mas aonde está no calendário um dia para falar disso? Quando falam de festivais de dança não são os nossos corpos que aparecem. Não víamos a dança preta como potência, nem os corpos negros e/ou volumosos,” pontuou Perla Santos.  

Karina Ferreira manifestou a alegria de que essa ideia tenha nascido em um local como a Restinga. “É um orgulho pra nós estarmos propondo a criação desse dia. É muito importante ver o brilho do olhar das gurias se sentindo representadas por Mercedes Baptista, ver a satisfação delas ao verem a representatividade a nível municipal e quem sabe, logo, a nível estadual”, concluiu.