Representantes das associações se reuniram com deputados no Salão Júlio de Castilhos. Foto: Joel Vargas | Agência ALRS
Representantes das associações se reuniram com deputados no Salão Júlio de Castilhos. Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

| Notícias

Integrantes de três associações que representam os policiais militares do Rio Grande do Sul foram à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (11) entregar reivindicações aos deputados e reforçar a luta pela modernização da carreira dos praças. A deputada Luciana Genro (PSOL), que vem defendendo o plano de carreira dos brigadianos, foi uma das parlamentares presentes no encontro, que contou com a Abamf, que representa os Praças, ASSTBM (Associação de Sargentos, Subtenentes e Tenentes) e AOFERGS, Associação dos Oficiais.

Luciana Genro vem lutando pela modernização da carreira para os Praças. Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

Dentre as reivindicações entregues ao presidente da Casa, deputado Gabriel Souza, e aos parlamentares presentes, está o pedido de que a Assembleia exija do governo o envio de um projeto de lei para corrigir os salários dos militares estaduais conforme o índice inflacionário. As entidades ingressaram também com ação judicial coletiva referente ao aumento da contribuição do IPE Previdência aos militares da reserva remunerada, o qual entendem ser inconstitucional.

Para Luciana Genro, o encontro foi um importante passo na direção do estabelecimento de um plano de carreira e na conquista de mais direitos para os brigadianos. “Temos lutado para que o governo envie o projeto da modernização da carreira para a Assembleia, e espero que movimentos como esse pressionem para que isso ocorra com a maior brevidade possível”, aponta a deputada.

O presidente da Abamf, José Clemente, destacou a importância da carreira para os brigadianos, relatando que a tropa está muito adoecida atualmente. “Estamos todos aqui pedindo que o Parlamento intervenha. Lamentamos que o Estado não esteja enxergando a questão grave da saúde dos brigadianos, foram nove suicídios apenas este ano”, colocou. O documento entregue pelas associações servirá como complemento ao relatório que está sendo produzido a partir das reuniões da Comissão de Representação Externa para a implantação do plano de modernização de carreira da Brigada Militar.

Ao defender a modernização da carreira, o vice-presidente da Abamf, Jairo Rosa, destaca que a BM é a única polícia militar do país com a exigência de um concurso para subir de patente, referindo-se ao CTSP. A deputada Luciana Genro vem recebendo diversas denúncias de irregularidades no CTSP e cobrando a sua apuração, acionando o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.