Sapateiros aprovaram acordo em assembleia no pátio da fábrica. Foto: Sindicato dos Sapateiros de NH
Sapateiros aprovaram acordo em assembleia no pátio da fábrica. Foto: Sindicato dos Sapateiros de NH

| Direitos Humanos

Após muita mobilização referente ao caso da jovem trabalhadora grávida que foi impedida de usar o banheiro na fábrica de calçados Zenglein, em Novo Hamburgo, o Sindicato dos Sapateiros e Sapateiras chegou a um acordo com a empresa. De acordo com informações do Jornal NH, a partir de agora os trabalhadores terão livre acesso ao banheiro e a empresa terá funcionários cuja função prioritária será substituir aqueles que precisarem sair da esteira de produção para usar o banheiro.

O caso da funcionária de 19 anos que teve o acesso ao banheiro negado e acabou se urinando no local de trabalho causou indignação e expôs as condições às quais os sapateiros e sapateiras são submetidas. O acordo foi aprovado pelos trabalhadores da Zenglein em assembleia no pátio da fábrica.

Apesar do acordo significar um grande avanço, ainda há preocupação com as condições de trabalho em toda a indústria calçadista. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) propôs uma audiência pública sobre o assunto, já aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, e vem recebendo diversas mensagens sobre a temática. “Sabemos que esse caso não é uma exceção, e sim a regra na indústria. Por isso a audiência é importante, para podermos debater o assunto de forma geral e pedir que esse protocolo seja adotado por todas as empresas”, afirma Luciana Genro.