Créditos: CPERS Sindicato
Créditos: CPERS Sindicato

| Educação | Notícias | Viamão

A comunidade escolar da Escola Estadual Carlos Chagas, localizada na cidade de Viamão, procurou o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) para relatar o recebimento da notícia de que a 28° CRE solicitou a desocupação da instituição e avisou as famílias que em agosto a mesma seria fechada para ceder o espaço a uma escola municipal, de educação infantil. Luciana Genro levará a pauta para a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no próximo dia 10/08. 

“A justa demanda por escolas infantis não pode levar ao fechamento de uma escola que foi erguida com o esforço de toda uma comunidade”, disse a deputada.

Atualmente a escola oferece do 1º ao 5º ano e conta com 178 alunos. A estrutura, que hoje conta com ar condicionado em todas as salas, por exemplo, também se deve ao esforço da carente comunidade de Santa Isabel. Uma comissão de pais, professores, ex-professores e ex-alunos foi organizada em defesa da escola, que também é considerada um polo de atendimento a alunos com deficiência.  

Mãe de um estudante e próxima do CPM (círculo de pais e mestres) da escola, Karine da Silva, pontua que não se pode negar o aprendizado à comunidade e lembra que não há nenhum processo de judicialização correndo sobre essa cedência da escola estadual para a escola municipal.  

“Não somos contra ter escolas de educação infantil, mas por que a nossa que está em pleno funcionamento? Não temos mais [alunos] porque a central de vagas não envia mais para a escola, somente para as escolas municipais. Estamos todos em defesa da educação. Jamais se fecha uma escola,” disse.  

Uma assembleia será realizada nos próximos dias, na Escola Estadual Carlos Chagas, para debater o tema com a comunidade. Um abaixo assinado reúne assinaturas pedindo que os governos do estado e do município mantenham a escola, que foi fundada em 1962, em funcionamento.