Caso ocorreu na cidade de Não-Me-Toque | Foto: Google Street View
Caso ocorreu na cidade de Não-Me-Toque | Foto: Google Street View

| Antirracismo | Direitos Humanos

Um jovem trabalhador de 21 anos denuncia ter sido vítima de racismo na cidade de Não-Me-Toque, na região do Alto Jacuí. Bruno, funcionário de uma empresa local, prestou serviço a um homem que, quando foi pagar pelo trabalho realizado, o ofereceu duas bananas, questionando se ele “era macaco”.

Bruno, de 21 anos, irá denunciar à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia o caso de racismo sofrido em Não-Me-Toque.

O ocorrido foi denunciado por uma amiga de Bruno, que gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais. O jovem já registrou boletim de ocorrência e está sendo representado por uma advogada. Segundo o Portal Espumoso, enquanto Bruno se retirou do local, o cliente seguiu justificando sua atitude e afirmando, em elevado tom de voz, que o rapaz seria, de fato, descendente de macacos.

A partir das redes sociais, conhecidos de Bruno entraram em contato com o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL). O assessor da deputada junto à Comissão de Direitos Humanos e militante do movimento Vidas Negras Importam, Gilvandro Antunes, atuou junto à vítima para que o caso seja levado à Comissão. O jovem será ouvido nos Assuntos Gerais da Comissão na próxima quarta-feira (7), onde poderá apresentar a denúncia aos deputados.

“Trazer este acontecimento para a Comissão de Direitos Humanos é uma forma de valorizar a luta antirracista, colocando esta pauta na politica estadual e fortalecendo a luta para que mais pessoas se sintam encorajadas a denunciar”, disse Luciana Genro.