| Emancipa | Emancipa Mulher | Notícias

Na última quarta-feira (22) as coordenadoras pedagógicas da Emancipa Mulher, Carla Zanella e Joanna Burigo, anunciaram o novo curso que será oferecido pela escola feminista e antirracista vinculada à Rede Emancipa de educação popular.

O curso é gratuito e as inscrições estarão disponíveis no domingo, 25/07, dia da mulher negra latino-americana e caribenha, e dia de Tereza de Benguela, no Facebook e no Instagram da Emancipa Mulher. As vagas são exclusivamente para mulheres e com o limite de 40.

As aulas acontecem via Google Meet e as 40 inscritas poderão interagir com as professoras e receberão o material pelos Correios. As primeiras 17 receberão o material completo: uma caixa com livro de capa dura + DVD; e as demais receberão o livro em capa maleável. Todas receberão a Cartilha Laudelina de Campos Melo, da Emancipa Mulher.

PROGRAMAÇÃO

Aula 1 (04/08)

Carla Zanella + Joanna Burigo

“Quem foi Lélia Gonzalez”– aula baseada em “Lélia Gonzales – O Feminismo Negro no Palco da História”, material didático assinado pelo Banco do Brasil e REDEH Rede de Desenvolvimento humano, organizado por Sueli Carneiro e Schuma Schumaher dentre outras, 45 cópias dos quais foram DOADAS para a Emancipa Mulher pela ONG Sempre Mulher — Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, organização beneficente, sem fins lucrativos e não governamental sediada em Porto Alegre. A doação foi feita por articulação de Simone Ramos, cursista Emancipa Mulher 2019, e sua colega Betinna Camara, e transformar o material em curso foi também sugestão delas.

Aula 2 (05/08)

Carla Zanella

Debate mediado a partir de leitura do texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira”, em que Lélia nos convida a refletir sobre a sociedade brasileira e o mito da democracia racial a partir da perspectiva da mulher negra na cultura brasileira invocando linguagem, memória e consciência.

Aula 3 (06/08)

Joanna Burigo

Debate mediado a partir da leitura do texto “Por um feminismo afro-latino-americano”, em que Lélia critica e convoca feministas brancas a participar desta construção. A leitura orientada como estudo dos textos sugeridos para as Aulas 2 e 3 é mandatória. O debate será mediado a partir das reflexões que Lélia faz nos dois textos. Sugerimos que, ao ler, cursistas façam anotações sobre os pontos que consideram mais relevantes, e também suas dúvidas, para trazer para as aulas.