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Não é de agora que a cidade de Cacequi, na região central do estado, sofre com questões ligadas aos serviços prestados pela RGE. No último sábado (05) o mandato da deputada estadual Luciana Genro foi procurado pela estudante de gestão ambiental Elisa Lanes, que relatou mais uma grave situação envolvendo a empresa. Próximo das 21h30 daquele dia foi registrado um incêndio nos fios de energia elétrica.

O problema é que apesar dos chamados dos moradores locais à RGE, os fios queimaram em torno de 50 minutos, incendiando a vegetação local do entorno. O fogo acabou se apagando sozinho, sem que a empresa prestasse qualquer atendimento. Desde então parte da população da cidade encontra-se sem luz e sem água. Luciana Genro oficiou a RGE, cobrando informações sobre os procedimentos adotados pela empresa frente a chamados de incêndio em seus postes, bem como os critérios estabelecidos para o atendimento às demandas dos moradores.

“A população está sendo afetada com o corte de serviços essenciais por conta da negligência da RGE em atender aos chamados dos moradores. Considerando que os fios queimaram por tanto tempo, poderíamos estar falando de um incidente muito mais grave, caso o incêndio tivesse se alastrado e atingido residências. É urgente que a empresa dê respostas e restabeleça os serviços,” destacou a deputada.

Elisa Lanes, que também é representante do PSOL em Cacequi, conta que algumas famílias estão há mais de 30 horas sem água e sem luz e que não há previsão para a retomada do serviços. “Há mais de um ano temos passado por quedas constantes de energia, principalmente na zona rural onde propriedades ficam, muitas vezes, por dias sem energia. Além disso os postes estão sempre caindo e a energia não aguenta uma tormenta que já começa a ter quedas. O episódio deste final de semana foi inaceitável,” desabafou.

Veja vídeo do incêndio registrado no dia 5/6/21:

Confira o ofício na íntegra:

Porto Alegre, 07 de junho de 2021.

Ofício n.º

Objeto: Pedido de informações referente a protocolos de atendimentos em situação de incêndio e prazo de atendimento.

Sr. Marco Antonio Villela de Abreu, Diretor Presidente na Rio Grande Energia – RGE:

Este mandato parlamentar recebeu informações sobre incêndio ocorrido em fios na cidade de Cacequi – RS, Rua Gil Prates, número 275, no sábado 05.06.2021, em torno de 21h e 30 minutos. Apesar dos chamados dos moradores locais, os fios queimaram em torno de 50 minutos, queimando a vegetação local entorno, e apagaram sozinhos, sem que a empresa prestasse qualquer atendimento.

Informam ainda que desde então parte da população da cidade encontra-se sem luz e sem água. Ainda, tomamos conhecimento que a CORSAN, fornecedora  local  de serviços de água, informou não ter obtido informações da RGE acerca de quando o problema será solucionado.

Considerando que trata-se de serviço essencial para a população,que permanecemos uma pandemia, cuja principal orientação de prevenção é o acesso a higiene, lavar as mãos com frequência, e ainda,  que os fios queimaram por 50 minutos,  fogo que poderia ter se alastrado e atingido residências, este mandato parlamentar considera fundamental que a RGE esclareça a população acerca:

  1. Qual o procedimento adotado pela empresa frente a um chamado de incêndio em seus postes?
  2. Como a empresa estabelece critérios de atendimento às demandas?

Saudações cordiais,

Luciana Genro

Deputada Estadual