Na quarta-feira, dia 23, a militante travesti Natasha Ferreira (PSOL) será empossada como vereadora na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ela assumirá o mandato por uma semana no lugar do vereador Roberto Robaina (PSOL), que está tirando uma licença para tratar de interesses particulares.
“É com muita responsabilidade que assumo o mandato neste mês do orgulho LGBT. É muito importante que nós, travestis e transexuais, possamos ocupar a política para fortalecer a luta por direitos que sempre nos foram negados e enfrentar a transfobia estrutural da nossa sociedade”, considera.
Natasha Ferreira é a terceira suplente da bancada do PSOL e fez 2.011 votos nas eleições de 2020. Ela vinha atuando como assessora parlamentar no gabinete da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), sendo a primeira pessoa trans a assumir um cargo na Assembleia Legislativa.
Entre os projetos que pretende apresentar no exercício do mandato, Natasha destaca a criação de uma política municipal de formação em direitos humanos para os servidores públicos, o estabelecimento de cotas a pessoas travestis e transexuais no serviço público e nas empresas privadas contratadas pela prefeitura, e também uma moção de apoio às vereadoras trans que vêm sendo ameaçadas no país.
No dia 25, às 15h, Natasha participa, como vereadora de Porto Alegre, de uma audiência pública da Assembleia Legislativa sobre a discriminação contra parlamentares transsexuais no Rio Grande do Sul. A reunião, promovida por Luciana Genro, também contará com a participação das vereadoras trans Lins Roballo (São Borja), Maria Regina Moraes (Rio Grande) e Yasmin Prestes (Entre-Ijuís).