| Educação | Notícias

Após notícia veiculada no Jornal NH de que as máscaras enviadas pela Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo não condizem com as recentes orientações da comunidade científica, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício à pasta sobre o assunto. A parlamentar solicitou que a prefeitura garanta a distribuição de máscaras de proteção respiratória PFF2/N95 para todos os trabalhadores da educação.

A deputada aponta que essas máscaras são consideradas as mais seguras, por garantir uma maior vedação do rosto, conseguindo filtrar de maneira eficaz as partículas do vírus que, normalmente, se espalham pelo ar, quando há tosses ou espirros. Segundo o Jornal NH, algumas escolas “decidiram usar verba própria para compra do equipamento de proteção” diante da distribuição de máscaras de tecido duplo, de algodão.

“Destacamos que é dever da Administração buscar a redução do risco da doença, e que o recente retorno às aulas mobiliza diversas categorias, como professores, servidores, funcionários de escolas, pais e os próprios alunos. Esta Secretaria, portanto, deve atuar ativamente para proteger a comunidade escola”, aponta Luciana Genro no ofício. Ela destaca ainda que os trabalhadores da educação passam horas em ambientes com alto risco de contaminação.

A deputada também vem cobrando da Secretaria Estadual de Educação que as máscaras PFF2 sejam fornecidas aos professores estaduais e já enviou ofício também ao órgão, além de ter cobrado a secretária Raquel Teixeira diretamente.

Ainda, desde o início do ano Luciana Genro defende que os trabalhadores da educação sejam vacinados e que haja equipamentos de segurança adequados e testagem em massa para esses profissionais. O mandato lançou um abaixo-assinado em defesa destas medidas, que pode ser acessado neste link: https://educacao.lucianagenro.com.br.

Confira, abaixo, a íntegra do ofício enviado à Secretaria de Educação de Novo Hamburgo solicitando máscaras PFF2 nas escolas:

Porto Alegre, 13 de maio de 2021.
Ofício n.º 75/2021 – BAN
Objeto: Máscaras de proteção PFF2/N95 para os trabalhadores da educação.

Exma. Sra. Maristela Guasselli, Secretária de Educação de Novo Hamburgo:

Este mandato parlamentar recebeu denúncias e informações, por meio de matéria veiculada no Jornal NH, no dia 10 de maio de 2021, de que a máscara enviada pela Secretaria Municipal de Educação não condiz com as recentes orientações da comunidade científica. De acordo com a notícia, a máscara distribuída seria feita de pano: “Diante da polêmica e do alerta feito mundialmente por especialistas pelo uso das máscaras PFF2, algumas escolas decidiram usar verba própria para compra do equipamento de proteção”.

Destacamos que é dever da Administração buscar a redução do risco da doença, e que o recente retorno às aulas mobiliza diversas categorias, como professores, servidores, funcionários de escolas, pais e os próprios alunos. Esta Secretaria, portanto, deve atuar ativamente para proteger a comunidade escolar.

Segundo estudos¹², as máscaras PFF2/N95 são consideradas as mais seguras, por garantir uma maior vedação do rosto, conseguindo filtrar de maneira eficaz as partículas do vírus que, normalmente, se espalham pelo ar, quando há tosses ou espirros.

Considerando o momento gravíssimo que estamos presenciando, e levando em consideração que os funcionários, educadores e servidores da educação são compelidos a passar horas em ambiente de alto risco de contaminação, solicitamos à V. Exa que garanta a distribuição de máscaras de proteção respiratória PFF2/N95 para esses trabalhadores.

Saudações cordiais,
Luciana Genro
Deputada Estadual

¹ https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/mascaras-de-tecido-cirurgicas-ou-pff2-cientistas-esclarecem-duvidas-e-garantem-que-sao-a-melhor-medida-de-protecao/
² https://www.bbc.com/portuguese/geral-55794988