Luciana Genro ouviu as demandas dos artesãos do Brique.
Luciana Genro ouviu as demandas dos artesãos do Brique.

| Cultura

As artesãs e artesãos do Brique da Redenção, assim como a categoria em geral, vêm passando por uma situação financeira muito difícil durante a pandemia do coronavírus. Em março de 2020, as feiras de artesanato foram fechadas em Porto Alegre, reabrindo em setembro, mas as perdas econômicas seguem muito graves para esses trabalhadores, cujas vendas diminuíram muito durante o momento de crise econômica e sanitária.

Diante desta situação, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se encontrou nesta quarta-feira (26) com alguns dos integrantes da Associarte – Associação dos Artesãos do RS, entregando 15 cestas básicas e se comprometendo a propor uma audiência pública sobre a situação destes trabalhadores na Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, da qual é deputada titular.

Em uma carta com suas reivindicações que foi entregue à deputada, os artesãos explicam que para realizar a sua atividade, há um ciclo de trabalho que começa na aquisição de matérias-primas, passando pela produção e a comercialização. “Sendo assim, quando a comercialização é interrompida ou sofre uma drástica diminuição, rompe-se o ciclo da continuidade, pois aquela parcela que realimentaria com a aquisição de matérias-primas para a produção deixa de compor essa fórmula”, explicam os trabalhadores.

Para adquirirem linhas de crédito, os bancos sempre exigem garantias que, pela natureza do trabalho, eles não podem fornecer. “O volume de vendas caiu muito e eles não receberam nenhum tipo de auxílio por parte de nenhum governo. Além disso, o crédito que é oferecido nos bancos exige sempre garantias que eles não conseguem dar. Então são artistas extremamente precarizados, que precisam de uma atenção do poder público”, coloca Luciana Genro.

A situação deles e de outros artesãos em todo o estado será levada pela deputada à Comissão de Educação e Cultura. “Vamos fazer uma audiência pública na Comissão para que eles possam expressar pros deputados as suas reivindicações, não só essa associação mas também do interior”, afirmou a deputada.

Confira a carta que os artesãos entregaram à deputada: