Créditos: Google Street View
Créditos: Google Street View

| Educação | Notícias

A Secretaria Estadual de Educação respondeu na noite desta terça-feira (25/05) o ofício encaminhado pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL) questionando o governo sobre a possibilidade de fechamento da Escola Estadual Dr. Hildebrando Westphalen, localizada na cidade de Cruz Alta.

Por email a Seduc respondeu que a informação sobre o encerramento das atividades “não procede” e “o que pode ocorrer em algum momento é que caso não tenha alunos suficiente no Ensino Fundamental, a Escola manterá somente Ensino Médio, mas caso ocorra o fechamento, é feito um comunicado e remanejamento de alunos e funcionários para outra escola”.

Para a deputada, a resposta não fornece uma garantia sólida à comunidade de Cruz Alta de que a escola não corre risco de ser fechada. “A luta em defesa desta escola precisa continuar, pois o governo afirma que não há fechamento previsto, mas também não garante que não haverá”, disse Luciana Genro.

A deputada irá cobrar diretamente a prefeitura de Cruz Alta e a 9ª Coordenadoria Regional de Educação a respeito de reuniões e articulações que teriam sido feitas com o empresariado local para aquisição do terreno da escola. Luciana Genro também irá questionar o estado e a prefeitura a respeito da titularidade do terreno, ou seja, a quem pertence o terreno da escola, quem teria o poder de negociá-lo para venda e se esta é, de fato uma vontade do governo e uma tratativa que vem sendo discutida entre a 9ª CRE, a prefeitura de Cruz Alta e empresários

“É preciso transparência e responsabilidade, pois estamos falando de uma escola com mais de 400 alunos e que atende a 18 bairros de Cruz Alta. Uma escola que é referência na inclusão de alunos com deficiência intelectual ou física e que atende em turno único, possibilitando que os jovens trabalhem em programas de menores aprendizes”, disse a deputada.

No final de semana a comunidade realizou uma carreata em defesa da escola, que possui cerca de 60 profissionais da educação. Luciana Genro destaca a importância da mobilização dos moradores para garantir a manutenção das atividades da Escola Estadual Dr. Hildebrando Westphalen. “É fundamental que a comunidade permaneça mobilizada. Estamos atuando para cobrar as devidas informações e a transparência total por parte do governo e da prefeitura”, frisou.

Um abaixo assinado já reúne mais de 2 mil assinaturas pedindo que os governos do estado e do município mantenham a escola, que foi fundada em 1972, em funcionamento.

Confira abaixo a resposta do governo ao ofício enviado por Luciana Genro

Prezada Senhora, Luciana Genro:

Relativo ao seu pedido de informação ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, vimos através deste, informar que não procede o possível fechamento da Escola Estadual Dr. Hildebrando Westphalen, localizada em Cruz Alta/RS. A Escola não possui as séries iniciais do Ensino Fundamental de 1a a 5a série, através do ISE ( sistema de Informação ) desde 2019 até o momento a escola funciona da 6a série do Ensino fundamental até o Ensino Médio.

Toda escola que possui Ensino Médio não é fechada, o que pode ocorrer em algum momento é que caso não tenha alunos suficiente no Ensino Fundamental, a Escola manterá somente Ensino Médio, mas caso ocorra o fechamento, é feito um comunicado e remanejamento de alunos e funcionários para outra escola.

Atenciosamente,
Serviço de Informação ao Cidadão
Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul.