Luciana Genro e Roberto Robaina realizaram live com trabalhadores da atenção básica.
Luciana Genro e Roberto Robaina realizaram live com trabalhadores da atenção básica.

| Saúde

Na noite de terça-feira (04/05) a deputada Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, ambos do PSOL, realizaram uma live com lideranças dos agentes comunitários de saúde e dos agentes comunitários de endemias. Conforme os relatos, a categoria está no limite. “São trabalhadores essenciais na Atenção Básica que estão lutando por algo básico como o vale-alimentação. Há um massacre contra esses trabalhadores”, disse a deputada. A reunião contou com a participação do SINDISAÚDERS e da Associação dos Agentes Comunitários.

Para o vereador, os ataques começaram no governo Marchezan, com a retirada dos agentes de seus postos de trabalho e o corte no vale-alimentação, e persistiram no governo Melo. “A categoria está tentando se organizar para recuperar o benefício, algo que, num salário já tão defasado, representa uma parte importante nos rendimentos”, lembrou Luciana Genro.

Há uma ação na Justiça para que o pagamento seja restabelecido, mas o drama desses trabalhadores não para por aí. Muitos deles são ligados ao Imesf, instituto cuja estrutura está sendo desmantelada pelo governo, mas que, ao mesmo tempo, ainda assegura parte do atendimento. “Então é como se os ACSs e ACEs estivessem num limbo, e a prefeitura faz de conta que eles não existem, negando diálogo e uma reivindicação justa que é o vale-alimentação. Pior, há nítidas situações de assédio moral e ameaças de demissão a esses trabalhadores, já adoecidos pelo descaso com que vêm sendo tratados nesses governos”, explicou Roberto Robaina.

O PSOL está apoiando a organização desses trabalhadores e buscando o reforço da sociedade para que essas categorias consigam pressionar a Secretaria de Saúde e o prefeito Melo a abrirem os olhos para as reivindicações dos agentes. Na Assembleia, Luciana Genro vai capitanear esse apoio, da mesma forma que Roberto Robaina fará o mesmo na Câmara Municipal. “É um esforço coletivo e necessário por trabalhadores da saúde que estão pedindo socorro”, disse o vereador.