Luciana Genro esteve junto com os manifestantes no ato contra Bolsonaro em Porto Alegre. | Foto: Samir Oliveira
Luciana Genro esteve junto com os manifestantes no ato contra Bolsonaro em Porto Alegre. | Foto: Samir Oliveira

| Fora Bolsonaro | Notícias

No dia 29 de maio mais de 100 municípios brasileiros, além de diversas cidades no mundo, realizaram manifestações contra o governo Bolsonaro. A data ficou marcada como o #29MForaBolsonaro, levando centenas de milhares às ruas de todo o país em defesa do impeachment, de vacina para todos e todas, de auxílio emergencial digno e contra o genocídio bolsonarista na pandemia.

Para a deputada, não é possível esperar até 2022 para retirar Bolsonaro do poder. | Foto: Samir Oliveira

Em Porto Alegre a manifestação reuniu dezenas de milhares de pessoas e contou com a presença da militância e de lideranças do PSOL, como a deputada estadual Luciana Genro, a deputada federal Fernanda Melchionna e o vereador Roberto Robaina. O protesto teve início às 13h, com uma concentração em defesa da educação na Faced da UFRGS, que reuniu ativistas do coletivo Juntos, o DCE da universidade e a associação de servidores. O grupo marchou até a prefeitura, onde se reunia o conjunto dos manifestantes para o ato unificado.

Luciana Genro esteve na Faculdade de Educação da UFRGS fortalecendo a luta contra os cortes na área e caminhou junto com os ativistas até a prefeitura. De lá, a deputada seguiu em marcha até a Orla do Guaíba, onde se pronunciou no caminhão de som. “Não podemos esperar até 2022 para derrotar Bolsonaro. É preciso tirá-lo do poder agora e acabar com o genocídio na pandemia. Hoje estamos dando início ao fim do governo Bolsonaro”, disse.

A manifestação em Porto Alegre contou com forte presença dos trabalhadores da saúde, reunidos em torno do Sindisaúde-RS. Estiveram presentes os grevistas do Hospital Porto Alegre, que estão há três meses com seus salários atrasados, e também as agentes comunitárias de saúde do IMESF, que estão na luta pelo pagamento de seu vale-refeição.

Após chegar na Orla do Guaíba, o ato seguiu em marcha até o largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, onde teve início a dispersão. No fim da noite, os dirigentes do PSOL Roberto Robaina, Israel Dutra e Raul Marcelo, além da dirigente do Juntos Camila Souza, realizaram uma live no YouTube da Revista Movimento para avaliar o impacto das manifestações do 29M no Brasil.

Confira mais fotos do 29M em Porto Alegre