WhatsApp Image 2021-05-17 at 20.18.36
WhatsApp Image 2021-05-17 at 20.18.36

| Educação | Educação Popular | Emancipa

Em um gostoso clima de reencontro e a saudade de recomeçar as aulas abraçando todo mundo, o cursinho pré-universitário da ONG Emancipa – Educação Popular do bairro Santa Rosa de Lima, em Porto Alegre, realizou sua aula inaugural na noite desta segunda-feira (17/05). A atividade foi realizada de forma online e contou com a presença de alunos, professores, apoiadores e a coordenação do Emancipa.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), fundadora e presidente da ONG que atua desde 2011 em diversos municípios, recordou o processo de criação do Emancipa no estado e a necessidade da luta por uma educação pública de qualidade e para todos.

Deputada Luciana Genro esteve em ações de solidariedade promovidas pelo Emancipa Santa Rosa de Lima e seu mandato.

“Buscamos fazer com que o processo educacional e político do Emancipa seja um instrumento de organização, luta e mobilização dos jovens e da comunidade. Trazer, além do conhecimento das matérias e necessidades para entrar na universidade, a consciência dessa missão coletiva. Um ajudar o outro, segurar a mão do outro, trabalhar juntos para realizar os sonhos individuais, mas também o sonho coletivo de ter uma sociedade melhor em que a educação pública de qualidade seja realmente um direito de todos”, disse a deputada.

A turma de 2021, que conta com 39 alunos, terá aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A coordenadora do Emancipa Santa Rosa de Lima, Fátima Cardoso, lembrou que essa é a segunda edição do cursinho que foi um sonho realizado por ela e pela comunidade da grande Santa Rosa.

“Estamos desde 2019 transformando vidas. Com esse trabalho que fazemos na comunidade, temos um novo desafio que é começar o nosso cursinho em meio a pandemia, em EAD, mas construir através dos conhecimentos dos professores e dos alunos a capacitação destes estudantes que considero meus filhos”, explicou Fátima.

Rodrigo Nickel, coordenador e pioneiro na organização do Emancipa no Rio Grande do Sul, destacou que o retorno das aulas no modelo à distância é uma forma de contribuir com a educação, neste momento pandêmico, sem aglomerar, mantendo minimamente o distanciamento e os cuidados até que todos estejam vacinados.

“A educação popular cumpre essa função de buscar efetivamente quais as causas dos problemas que enfrentamos na comunidade, para que possamos oferecer soluções que principalmente promovam a vida e a dignidade,” reforçou o coordenador da ONG no estado.

Além das atividades educacionais, Emancipa Santa Rosa de Lima realiza projeto de auxílio a migrantes venezuelanos e haitianos que vivem no bairro.

Arilton Serafim Cardoso, presidente da Associação de Moradores da Grande Santa Rosa, lembrou das lutas travadas pela comunidade nos anos da organização. “Dificuldades vão acontecer, e muitas! Mas não se consegue as coisas com facilidade. Todos esses presidentes que lutaram para que nossa associação fosse o que é hoje, foi com muita luta e muito trabalho, não desistam. Vamos com força para que possamos encontrar vocês na faculdade, assim como alunos que já passaram pelo Emancipa e hoje estão formados”, incentivou.

Maria Heloísa, representante da Biblioteca Comunitária Aninha Peixoto, salientou a importância da retomada das atividades do cursinho, especialmente em meio à pandemia, e desejou aos professores e alunos uma acolhida afetuosa, de resiliência e cuidado.

“Vivemos uma pandemia e um desgoverno, onde perdemos os nossos todos os dias. Um lamento, uma dor, mas é preciso resistir. Essa noite é um acalento de esperança e luz. Queremos que vocês possam usar seus conhecimentos para abrir portas, construir futuros e descobrir seu lugar no mundo. Temos uma rede de apoio que está aqui para vocês: livro não vai faltar,” assegurou a mediadora de leitura.

Nestes dez anos o Emancipa já ajudou milhares de alunos a ingressarem na universidade em Porto Alegre. O cursinho é financiado através de doadores individuais, desde pessoas físicas a parceiros como escritórios de advocacia. Alguns dos professores desta edição do curso Emancipa Santa Rosa de Lima são egressos da primeira turma, estudantes universitários, que hoje dividem seu conhecimento para estudantes que buscam realizar o mesmo sonho.